Carregando

Carnaval 2007 - a cidade se diverte

Secretaria:
Cultura
Daniela Karin
01/02/2007 00:00

Vem aí o Carnaval 2007 - a Cidade se Diverte. O evento acontecerá nos dias 18,19 e 20 de fevereiro em dois locais: no bairro de Santa Tereza e na Praça da Lagoa (Centro), sempre das 14 às 22h. Para receber os foliões, a prefeitura montará nos dois locais uma infra-estrutura para acomodar 5 mil pessoas, como palco, banheiros químicos, sonorização e iluminação.

Realizado há mais de 25 anos, o Carnaval de Embu ganhou força em 2001 e atrai a cada ano um número maior de foliões. Com a presença de blocos tradicionais, como o do Barata que neste ano completa aniversário de 10 anos, o carnaval de 2006 contou com a participação de 5 mil pessoas por dia. É um carnaval tradicionalmente familiar, onde todos participam, das crianças às pessoas da terceira idade. No período de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a campanha contra as DST/Aids, tendo distribuído 60 mil camisinhas no Carnaval do ano passado.

Blocos carnavalescos

Bloco Zuma Luma
O projeto Bloco Zumaluma (Batucazuma) desenvolveu-se em 2002 através da oficina de percussão direcionada a jovens freqüentadores da Biblioteca Zumaluma. E através da formação dos mesmos foi formado o bloco carnavalesco batizado Bloco Zumaluma. As oficinas do Batucazuma são realizadas devido à alta quantidade de jovens comunidade que não detém acesso a atividades culturais e se encontram sem nenhuma qualificação profissional. A atividade carnavalesca é o resgate que proporciona o desenvolvimento cultural e profissional.

Casa de Cultura Santa Tereza - Bloco Menino Arteiro
Fundada em 1996, possui um acervo de trabalho dos próprios alunos. Organiza eventos como feira de artes e saraus, além de desenvolver cursos gratuitos para a comunidade. Em 2001, fundou o Bloco Menino Arteiro, atualmente com 289 componentes.
 
Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Arte Sem Fronteiras
Fundada em 2005, faz parte da Associação Internacional de Interesse à Humanidade do Jardins Emílio Carlos e Irene. Tem como finalidade promover a cultura do samba, abrindo espaço a pessoas de todas as faixas etárias. Ao todo, são 300 pessoas envolvidas diretas e indiretamente.
 
Bloco Unidos do Santa Tereza
Fundado em 1975 sob o nome "Meninos da Bica", uma turma de jovens que se reunia aos finais de semana numa casa com uma bica para tocar samba. Tornou-se Unidos do Santa Tereza em 1985. Atualmente possui cerca de 360 componentes. Este ano, o enredo homenageará o artista Assis de Embu, falecido em outubro de 2006.
 
Bloco do Barata
Atuante como bloco carnavalesco desde 1997, vai homenagear o próprio bloco que estará completando 10 anos de fundação este ano. O bloco sairá com 2 carros alegóricos, fantasias divididas em duas alas, corte e também bateria. Enredo: Bloco do Barata, 10 anos de Tradição.
 
Teatro Popular Solano Trindade
Dirigido por Raquel Trindade, o Teatro Popular Solano Trindade foi fundado em 1975, após o falecimento do poeta Solano Trindade, em 1974, para preservar a Cultura Popular e a Cultura Negra. Este ano, apresentará o cortejo de afoxé. O afoxé é o momento em que as pessoas de candomblé pede licença aos Orixás para sairem no Carnaval. Diferente do Maracatu que é matriarcado, as mulheres saem na frente, o afoxé é um patriarcado. Todos os homens de roupa branca, chapéu e turbante para os de cabelos rastafari. As mulheres de bata e saia branca com pano colorido nas costas. Com sede em Embu das Artes, o Teatro Popular tem seu trabalho voltado para as danças afro-brasileiras, como maracatu, coco, jongo mineiro, fluminense e da serrinha, samba de roda, samba lenço rural paulista, bumba-meu-boi, cafezal de Pernambuco e de São Paulo, lundu colonial e o movimento de dança dos orixás.

Confira a programação e caia na folia:

18 de fevereiro – domingo 

Praça da Lagoa
14h - Baile Carnaval da Família – Grupo Seqüência
15h - Teatro Popular Solano Trindade apresenta o Afoxé Auá Olona – Cortejo partindo do Centro Histórico até a Praça da Lagoa
17h - Baile Carnavalesco
21h - Desfile do Bloco do Barata

Jd. Santa Tereza
14h - Baile Carnaval da Família – Banda Nova Razão
18h - Apresentação do Bloco Arte sem Fronteira (Bloco do Vai quem que)
19h - Desfile do Bloco Menino Arteiro (Casa de Cultura do Santa Tereza)
20h - Desfile do Bloco do Zumaluma
21h - Desfile do Bloco Unidos do Santa Tereza

19 de fevereiro – 2ª -feira

Praça da Lagoa
14h às 22h Baile Carnaval da Família – Grupo Seqüência

Jd. Santa Tereza
14h - Baile Carnaval da Família – Banda Nova Razão
16h - Apresentação da Bateria do Bloco Arte sem Fronteira
17h - Teatro Popular Solano Trindade apresenta o Afoxe Auá Olona
18h - Desfile do Bloco do Zumaluma
19h - Desfile do Bloco Menino Arteiro (Casa de Cultura Santa Tereza)
20h - Desfile do Bloco do Barata
21h - Desfile do Bloco Unidos do Santa Tereza

20 de fevereiro – 3ª -feira

Praça da Lagoa
14h - Baile Carnaval da Família – Grupo Seqüência
16h - Desfile do Bloco do Zumaluma
17h - Teatro Popular Solano Trindade apresenta o Afoxe Auá Olona
18h - Desfile do Bloco Menino Arteiro (Casa de Cultura do Santa Tereza)
19h - Desfile do Bloco Arte sem Fronteira
20h - Desfile do Bloco Unidos do Santa Tereza
21h - Desfile do Bloco do Barata

Jd. Santa Tereza
14h - Baile Carnaval da Família – Banda Nova Razão
21h - Apoteose do Bloco Unidos do Santa Tereza


Endereços:
Praça da Lagoa – Av. Elias Yazbek, s/nº - Centro
Rua Belgrado – Jd. Santa Tereza
Mais informações: 4785-3563



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005