Exposição Terracotistas do Memorial Sakai

Rita de Biaggio
24/05/2007 00:00

O Centro Cultural Embu das Artes realiza de 31 de maio a 17 de junho a Exposição de Terracotistas do Memorial Sakai. Na Sala Jaldo Jones, a mostra reunirá trabalhos de 34 ceramistas ex-alunos do Mestre Sakai de Embu e atuais alunos do memorial. A abertura da exposição será no dia 31/5, às 19h. Entrada gratuita.

"Quando fui convidada para coordenar o Memorial Sakai, em 2003, a minha preocupação não era fazer desse espaço somente mais um ponto turístico de Embu das Artes., ou simplesmente um lugar de divulgação da obra e da memória do mestre Sakai de Embu", explica Tônia do Embu, ex-aluna de mestre terracotista e coordenadora do Memorial Sakai.

Segundo ela, "tornar o Memorial um centro importante de aprendizado para descoberta de novos talentos e lançar uma nova safra de artistas apaixonados pelo barro e com muita vontade e criatividade para resgatar tão nobre técnica da terracota" passou a ser o seu objetivo.

Com o apoio total do prefeito Prefeito, através da Secretaria de Turismo, há três anos o Memorial Sakai recebe dezenas de alunos vindos dos mais variados pontos de nosso município e, assim, formou um "grupo maravilhoso de baianos, pernambucanos, paraibanos, cearences, mineiros e embueneses de todos os segmentos e idades. Além de vários artistas descobertos, temos formado vários monitores e futuros professores de arte", acrescentou.

Artistas participantes:

Alex Bilo - Danielson T. do Nascimento - Destro - Anderson Santos - Ademir da Silva Helaine Malca - Sil Farina - Ursula Maturro - Marlene Carneiro - Aulus Gabriel Muniz Santos - Rita de Embu - Kanako Ida - Elza Guerra Alemãn - Jose Luiz Alemãn - Beatriz Poumeyrol - Jessica Capel Martins - Marcia Francisco Pereira - Mauricio Antonio Pereira - Diogo R. ferreira - Tadeu dos Santos - Carlos de Souza - Renato Norio Kawakami - Madélia - Antonio Elisandro - Cremilda Maria da Conceição - Chica do Embu - Leni dos Santos Barros - Monica Isquierdo - Maria de Embu - Deise Giacometti - Lucilla Schrijnemaerkers - Zé M´Boy - Iracema Indig - Sinhô - Tônia do Embu

Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril, 29 - Centro - Embu