Carregando

Palestra reúne educadores no Centro Cultural Valdelice

Secretaria:
Educação
Sandra Martins
18/10/2016 00:00

No último sábado, 15/10, Dia dos Professores, a Prefeitura de Embu das Artes, pela Secretaria de Educação realizou uma formação e palestra "Olhar sensível na prática com a primeiríssima infância",  com a professora Marcela Chanan, pedagoga, pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura e estudiosa das abordagens Reggio Emilia e Pikler. O encontro aconteceu no Centro Cultural Valdelice Prass e contou com a participação de quase 400 pessoas entre Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI´s), Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI´s), diretores, coordenadores e pais.

As duas abordagens focam a liberdade de movimentos e primam pela motricidade de cada criança nos primeiros anos de vida. “Preconizo sempre que o espaço da escola seja libertário, e essas filosofias convergem com aquilo que já pregamos. Minha satisfação é trazer esse espaço de troca”, salientou o secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis.

“Muitos não conheciam essas teorias, porém já haviam trabalhado com esses conceitos e se reconheceram dentro dessas teorias. A escola pública é sempre muito criativa, o que torna o trabalho ainda mais grandioso”, contou a coordenadora de Orientação e Acompanhamento Pedagógico, Luciane Cavallieri.

As abordagens

A abordagem Reggio Emilia nasceu na Itália na cidade homônima no final da Segunda Guerra Mundial, com a ideia de reconstrução das escolas após os embates. Essas escolas utilizaram uma abordagem pedagógica diferenciada, constituíram um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e em que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. O maior incentivador dessa ideia foi o pedagogo Loris Malaguzzi.

Até os dias de hoje, as escolas de Reggio Emilia são referências mundial em Educação Infantil e para isso, alguns fatores são primordiais: o desenvolvimento da Pedagogia da Escuta, proposta que registra os diálogos das crianças acompanhando sua evolução, a parceria entre pais e escola, a valorização da infância e a arte sempre presente nos projetos. Em 1991, a revista norte-americana Newsweek publicou um longo artigo destacando as escolas de Reggio como sendo as melhores do mundo voltada para crianças pequenas.

A abordagem Pikler-Lóczy apresenta dois aspectos importantes: um deles é a valorização do vínculo entre bebê e educadora (ou mãe) e o outro é o brincar livre. Depois de ser nutrido emocionalmente com uma interação profunda, o bebê fica em um local confortável e seguro,  junto com outros bebês, para que se relacione com eles e com objetos lúdicos e pesquise, por ele mesmo, as maneiras possíveis de movimentação. Os educadores observam e atuam quando necessário. Foi baseado nos trabalhos da pediatra austríaca Emmi Pikler.

 



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005