Ecoponto recolhe 2.050 toneladas de pneus para reciclagem

Serviços Urbanos
Alex Natalino
22/11/2016 00:00

O Ecoponto de Pneus já recolheu 2.050 toneladas de pneus velhos, objetos e produtos derivados de borracha usados desde setembro de 2014 até setembro de 2016. Todo o material é encaminhado para reciclagem.

O local fica na rua Muni Steimberg, 260, Centro (atrás da loja BBB Outlet) e funciona numa parceria entre a W. M. Recicladora e a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Embu das Artes, onde moradores, borracharias, centros automotivos e empresas entregam pneus e materiais velhos confeccionados com borracha (tapetes de carros, solas de calçados, utensílios domésticos etc.). Pessoa jurídica precisa fazer cadastro.

Na impossibilidade de transporte, grandes quantidades de borracha recicláveis poderão ser retiradas nos estabelecimentos e um “Certificado de Responsabilidade Ambiental” será emitido à empresa em conformidade com a Resolução 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

A ação de recolhimento de pneus impacta na redução do lixo, evita contaminação do solo, inibe a extração de recursos naturais para produção de novos produtos de borracha e é utilizado para fabricação de grama sintética e pisos.

Outros objetivos alcançados são o fornecimento de energia gerada no processo de incineração da borracha, aumento da vida útil dos aterros sanitários e, ainda, contribuição para a saúde pública, pois os pneus armazenados de forma incorreta favorecem a proliferação de doenças como malária, leptospirose, dengue, zika e chikungunya.

Ecoponto de Pneus
Endereço: rua Muni Steimberg, 260, Centro (atrás da loja BBB Outlet)
Dia e horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 16h30
Telefone: 4704-1018.