Defesa Civil alerta para o período de chuvas

Serviços Urbanos
Sandra Martins
18/01/2017 00:00

A Defesa Civil de Embu das Artes, ligada à Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, realiza a “Operação Verão 2016/2017”, em parceria com outras secretarias, que atenta para o período chuvoso. O plano de gerenciamento teve início em dezembro de 2016 e vai até março de 2017, visando minimizar os problemas das regiões que ainda não foram contempladas pelos programas de habitação, urbanização e infraestrutura.

O plano, obrigatório em todas as cidades, estabelece as diretrizes, as responsabilidades e o como o plano será aplicado, sempre voltado para as consequências das chuvas e a busca constante da normalidade de todo o município e da vida dos moradores. Os resultados da ação serão apresentados em audiência pública após o fim de sua vigência.

A Operação Verão também vai monitorar as áreas de risco de escorregamento e de inundação da cidade, com base nos dados pluviométricos, da previsão meteorológica e da observação, em campo, dos efeitos das chuvas. Ações como desassoreamento de córregos, obras em encostas, limpeza de bocas-de-lobo e sarjetas já estão sendo realizadas pela Defesa Civil e secretarias municipais.

A Prefeitura trabalha para manter a cidade em ordem e a tranquilidade dos moradores, mas é fundamental ser um cidadão consciente e seguir algumas orientações para os dias de chuva: verificar rachaduras no imóvel e desníveis no entorno da casa, desligar equipamentos elétricos da tomada, fechar os registros de água e gás. Também é importante ficar fora do contato com a água e andar calçado e não se arriscar em locais alagados, não consumir água de poços e fontes e não utilizar alimentos que estiveram em contato com a água. Evite lançar lixo, entulho e esgoto em locais proibidos e construir sem orientação técnica em área de risco.

A Defesa Civil está de prontidão 24 horas. Em caso de emergência, ligue:

Defesa Civil - 4785-1271

Guarda Civil Municipal -153