Educação inicia jornada que vai até sexta-feira, 10/2

Vice-Prefeito
Sandra Martins
06/02/2017 00:00

Teve início hoje, 6/2, a I Jornada de Estudo e Planejamento Pedagógico da rede municipal de ensino, com o objetivo de consolidar o currículo já trabalhado, apresentar o que já foi realizado e trocar experiências. Aproximadamente 180 pessoas participaram da abertura do evento, que contou com a presença do prefeito em exercício, Peter Calderoni, que lembrou que “quem tem educação e saúde, tem tudo”. Veja as fotos.

O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis agradeceu ao prefeito por comparecer ao primeiro evento da pasta este ano: “Isso mostra como há interesse em melhorar a vida do munícipe com educação, saúde e assistência social. Essa jornada é uma troca de experiências e para ressignificar as experiências que não tiveram tanto êxito”, falou.

Também foi lembrada a importância de se levar a base curricular nacional, mas considerando as peculiaridades regionais, sem ter um curriculum engessado. Dentro dessa temática, o professor Claudemir Belintane abriu o ciclo de palestras com sua “Corporalidade e escrita”. Belintane é professor livre-docente na Universidade de São Paulo e pesquisador na área de linguagem, desenvolvendo o eixo temático "linguagem e educação".

Seu foco principal se estabelece a partir do tripé oralidade, escrita e memória (incluindo os meios eletrônicos). Possui diversas pesquisas e publicações nos campos da alfabetização e do letramento, sempre tendo como perspectiva a cultura oral e a literatura. É autor do livro “Oralidade e Alfabetização – uma nova abordagem da alfabetização e do letramento”, além de ser um dos autores do Grupo Oralidade, Leitura e Escrita (Gole). “Meu trabalho é enraizado na singularidade do brasileiro. Não devemos desprezar pesquisas em outros lugares, mas assim vemos melhor nossa realidade”, falou.

A Jornada vai até sexta-feira, dia 10/2, acompanhe aqui a programação