MDS e ONU realizam pesquisa na cidade

Desenvolvimento Social
Sandra Martins
24/02/2017 00:00

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional recebeu dia 23/2, a visita da representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), e consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO),  Ilka Correia, que está realizando uma pesquisa por amostragem sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Veja as fotos aqui.

Em São Paulo, a pesquisa está sendo realizada também em Birigui: “O objetivo da pesquisa é criar uma integração do PAA local com as suas unidades recebedoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, falou Ilka. As unidades em Embu das Artes são os Centros de Referência em Assistência (Cras), o Centro de Referência da Mulher (CRM), o Centro de Referência do Idoso (CRI) e o Centro POP (para pessoas em situação de rua), que cadastram as famílias para receber os alimentos que são recebidos e organizados pelo Banco de Alimentos. Ao todo, 780 cestas com legumes, verduras, arroz, feijão, óleo, macarrão e outros mantimentos são doadas semanalmente às famílias pré-selecionadas.

“Isso é bom, pois é uma forma de o MSD comprovar como o recurso é utilizado. São apenas duas cidades do Estado de São Paulo, isso nos dá orgulho, mas trás mais responsabilidade para tocar o projeto nas 53 entidades assistidas e que são fiscalizadoras do projeto”, falou a secretária da pasta, Roberta Santos.

O projeto consiste na compra, pela Prefeitura, de produtos do pequeno produtor da região, incentivando sua atividade. O pagamento é realizado com o recurso advindo do MDS. Embu das Artes tem disponível para essa ação aproximadamente R$ 550 mil anuais, adquiridos por proposta, podendo ser prorrogado por dois anos. As propostas podem ser feitas uma vez por ano.