Carregando

SAMU Regionalizado

Coordenador geral e médico
Dr. Antonio Onimaru

Coordenação de Enfermagem
Enf. Cintia Vasconcelos

Endereço: Rua Pataxós, 109, Jardim Magali, Embu das Artes

Escala de Serviço da Equipe Técnica

O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (samu) é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Financiado pelos governos federal e municipal, visa prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com infraestrutura completa e profissionais qualificados, o SAMU Regional Embu das Artes consegue reduzir, sensivelmente, o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O Governo da Cidade de Embu das Artes e os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) compõem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regionalizado com Central de Regulação Médica. O órgão abrange também os municípios de Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, Juquitiba e São Lourenço

Como utilizar o SAMU?

Ligando para 192. A chamada é gratuita e dispensa cartões telefônicos ou crédito no celular.

Como funciona?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

As Centrais de Regulação têm um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com técnico  de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Quando chamar o SAMU?

Ele deve ser acionado em situações que representem risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte. Veja exemplos:

Na ocorrência de problemas cardiorespiratórios;
Em casos de Intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
Em casos de tentativas de suicídio;
Em crises hipertensivas;
Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
Em casos de afogamentos;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;
Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Equipe do SAMU:  médicos, enfermeiros auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática (clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica). Há retaguarda de serviço de apoio administrativo.

Das ambulâncias:

Para o atendimento móvel, o SAMU Regional Embu das Artes dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USA) e a Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel). A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro

Educação Permanente

É a equipe de educação permanente do SAMU que elabora os protocolos assistenciais e promove o treinamento e capacitação de todos os profissionais ligados à Rede de Urgência e Emergência.  As equipes das cinco bases também recebem treinamento periódico.

 

 

 

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005