Carregando

Conheça o programa

O Programa Municipal de Agricultura Sustentável de Embu das Artes é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e desenvolvido com o intuito de apoiar, incentivar e assistir produtores agrícolas organizados de forma comunitária e familiar. O apoio é realizado através de acompanhamento técnico, resgate do saber popular e aplicação de tecnologias sociais e ecológicas de baixo custo que visam tornar os agricultores autosustentáveis na produção e autônomos na forma de se organizarem e comercializarem seus produtos.

A produção de alimentos visa à segurança alimentar e nutricional e geração de trabalho e renda às famílias produtoras, além de buscar o equilíbrio da agricultura com o meio ambiente, produzindo de forma sustentável. Assim, parte da produção é destinada diretamente aos produtores para autoconsumo de suas famílias e o excedente é direcionado à comercialização para geração de renda ou a beneficiários de programas sociais de combate à fome.

Existem atualmente no município 09 (nove) hortas comunitárias distribuídas em diferentes regiões da cidade, totalizando aproximadamente 4000m² de áreas cultivadas. Abrange 49 famílias produtoras e beneficia mensalmente cerca de 1000 pessoas diretamente e indiretamente, dentre produtores, consumidores e beneficiários de programas sociais. Para participar do programa, dar sugestões e receber informações entre em contato e agende uma visita aos seguintes endereços nos respectivos dias e horários:

 

Sistema Produtivo Comunitário

 

Endereço

 

Visitas Técnicas

 

Elo da Terra (Parque do Lago Francisco Rizzo)

 

R. Alberto Giosa, 320, Quinhaú

 

Quartas-feiras, 8h-12h, semanalmente

 

Horta da Paz

 

R. Augusto de Almeida Batista, s/n, Jd. São Marcos

 

Terças-feiras, 10-12h, quinzenalmente

 

Itatuba

 

R. Nélia Afonso Cedro, 08, Itatuba

 

Sextas-feiras, 8h-12h, semanalmente

 

Servidão

 

Est. do DAE, 45, Jd. Vista Alegre

 

Sextas-feiras, 14h-16h, quinzenalmente

 

UBS Fátima

 

R. São Lourenço, 246, Jd. Nossa Senhora de Fátima

 

Terças-feiras, 8h-10h, quinzenalmente

 

UBS Independência

 

Est. de Constantinopla, 1200, Jd. Independência

 

Terças-feiras, 10h-12h, quinzenalmente

 

UBS São Luiz

 

R. Quênia, 81, Jd. São Luiz

 

Terças-feiras, 14h-16h, quinzenalmente

 

UBS Santa Emília (Horta Integração)

 

Est. de Itapecerica a Campo Limpo, 530, Jd. Santa Emília

 

Terças-feiras, 8h-10h, quinzenalmente

 

UBS Santo Eduardo

 

Est. de Itapecerica a Campo Limpo, 3133, Jd. Sto. Eduardo

 

Terças-feiras, 14h-16h, quinzenalmente

 

 

Toda população está convidada a produzir seus alimentos de forma sustentável e saudável, de acordo com a disponibilidade de cada pessoa e de cada lugar. Participe!

Empreendimento Popular Elo da Terra

O Elo da Terra é um empreendimento econômico solidário que oferece aos consumidores hortaliças e outros produtos a preços justos, advindos de atividades da agricultura sustentável realizadas nos sistemas produtivos localizados no Parque do Lago Francisco Rizzo e em Itatuba.

 

Baseado na proposta da Economia Solidária e da Agroecologia, o Elo da Terra destaca-se não apenas como um espaço econômico e de produção, mas sim como um espaço de desenvolvimento de valores, práticas da solidariedade e cooperação e de maior equilíbrio com o meio ambiente na produção agrícola. O empreendimento e sua produção são acompanhados e incentivados pelo Programa Municipal de Agricultura Sustentável do município, promovendo trabalho e renda para os agricultores envolvidos a partir de uma nova forma de relação econômica, social e ambiental.

 

A produção do grupo é comercializada pelos próprios agricultores, oferecendo produtos fresquinhos aos consumidores sempre as quartas-feiras das 8h ás 11h em frente ao Parque do Lago Francisco Rizzo. Traga sua sacola retornável que o Elo da Terra aguarda sua visita!

Contato: (11) 4785-3515 / john_sema@embudasartes.sp.gov.br

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005