A 59 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016, iniciamos uma série de reportagem sobre os esportes olímpicos praticados na cidade. Mais de 1.700 pessoas são atendidas em 12 modalidades do Esporte Cidadão
Patrícia Garcia Freire, moradora da Vila Cercado Grande, inscreveu os filhos Diego (9) e Pietra (6) há pouco mais de um mês na aula de judô, e garante que já vê o impacto do esporte na vida dos pequenos: “O Diego faz judô e tênis de mesa, e a Pietra jazz e tênis de mesa. Nesses tempos de tecnologia, nós, como pais, temos que nos preocupar em colocar nossos filhos para praticar alguma atividade física. Até mesmo para sair do sedentarismo, ter mais disciplina em casa, respeito com a família e no convívio social” – afirma.
Segundo o professor de judô e caratê, Anderson Nascimento, os alunos do Esporte Cidadão seguem as doutrinas do esporte e demonstram muito comprometimento com as aulas: “Ao todo são doze turmas, entre os Ginásios Hermínio Espósito e Valdelice Prass. No geral, os alunos são dedicados, esforçados e demonstram boa vontade em aprender. Cada turma comporta até 20 alunos, temos uma média de 2/3 faltas por aula”.
Anderson ainda cita dados da Confederação Brasileira de Judô que demonstram a grandiosidade do esporte em todo o País: “O Brasil tem o maior número praticantes de judô no mundo, ao todo, somos 2 milhões de judocas no País. Em questão de premiação, medalhas olímpicas e mundiais, somos o segundo colocado, com 19 medalhas olímpicas, ficamos atrás apenas do Japão, precursor da prática”.
Atualmente, Embu das Artes conta com nove centros esportivos, mas especificamente nos Jardins Dom José, São Marcos, Emílio Carlos, Independência, Santo Eduardo, Santa Tereza, Casa Branca, Parque Pirajuçara e Centro (confira aqui os endereços).
Esses equipamentos oferecem aulas gratuitas de 28 modalidades esportivas, sendo 12 delas modalidades olímpicas (atletismo, badminton, basquete, boxe, esgrima, futebol, ginástica artística, handebol, judô, taekwondo, tênis de mesa e vôlei), em 24 núcleos espalhados na cidade, em parceria com instituições, entidades e associações amigos de bairro.
Hoje, somente as modalidades olímpicas são responsáveis pelo atendimento de 1.745 pessoas, de 6 e 17 anos. Entre as modalidades mais populares na cidade estão ginástica artística, com 153 alunos e judô, com 100 alunos.
Em agosto, a Prefeitura realiza a Olimpíada Municipal do Esporte Cidadão, no Ginásio Hermínio Espósito. Em breve, mais informações.
Esporte Cidadão já atendeu mais de 25 mil pessoas
Criado em 2009, o programa esportivo e democrático Esporte Cidadão é um instrumento educacional de inclusão social que tem o compromisso de trabalhar conceitos de ética, socialização, cidadania, disciplina de transformação através do esporte. Atende crianças, adolescentes, adultos, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Mais de 25 mil pessoas já passaram pelo programa. Atualmente, 42 profissionais integram a equipe, sendo 31 professores de Educação Física concursados, desde 2010, com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), sete comissionados e quatro provisionados. Informações: 4704-0026.