Estudante de Embu das Artes é premiada por desenho sobre pequenas corrupções

09/12/2015 - 0:00
Estudante de Embu das Artes é premiada por desenho sobre pequenas corrupções
Acessibilidade

Você sabe o que é corrupção? Talvez a primeira imagem que venha à sua cabeça após essa pergunta esteja relacionada à política, mas a verdade é que ela está muito mais inserida em nosso cotidiano do que imaginamos. As pequenas corrupções são ações que prejudicam alguém direta ou indiretamente, como estacionar na vaga de pessoas com deficiência, comprar produtos piratas, furar fila ou dar atestado médico falso, entre outros. O velho “jeitinho brasileiro” também vira corrupção se ele prejudica o outro, mesmo que muita gente faça.

É sobre essas questões que trata a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), que sob o tema: “Pequenas Corrupções – Diga Não”, premiou segunda-feira, 7/12, a estudante Isabelly Gomes Barbosa, de 7 anos, estudante do 1º ano do ensino fundamental da Escola João Martins, de Embu das Artes, na categoria desenho.

Apesar de pequena, Isabelly que, até 2014, foi estudante da Escola Municipal Inês Cardoso, no Jardim Casa Branca, coleciona um histórico de vitórias, incluindo as Olimpíadas Literárias 2013, onde ela alcançou a primeira colocação na unidade escolar, na categoria ilustração, sob o tema “Embu das Artes: minha história e a cidade”.

Janiere (Jane) Bezerra da Silva, professora de artes de Isabelly, conta que o processo de participação no concurso foi bastante enriquecedor para os estudantes e  incluiu a exibição de filmes, pesquisas e discussões em sala. Ouça:

Valdirene dos Santos Gomes Barbosa, mãe de Isabelly, não escondeu o orgulho da filha e falou sobre a importância de tratar o assunto na escola: “Fiquei surpresa quando ela chegou falando sobre corrupção em casa. Pela idade dela eu não esperava que ela já soubesse o que é isso, mas acho bom que ela já aprenda na escola o que é certo e o que é errado”.

Segundo a CGU, mais de 500 mil alunos participaram da primeira fase do concurso, que ocorreu nas escolas. Cerca de 12 mil trabalhos foram selecionados até chegar ao resultado final onde foram premiados os primeiros, segundos e terceiros colocados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na categoria desenhos, e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA), na categoria “Redação”.

Um dos destaques do evento foi a participação do criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, que salientou a importância que um material didático, como gibis, pode fazer na formação de caráter de uma criança.  Além da viagem para Brasília, onde ocorreu a premiação, Isabelly ganhou um neetbook e Jane um leitor de livro digital (e-Reader). Segundo a vencedora, o prêmio servirá para elaboração de novos desenhos.

----
Compartilhe nas redes sociais