Expo Contemporâneos completa 10 anos de vitrine do pós-modernismo embuense

11/10/2019 - 13:14
Expo Contemporâneos completa 10 anos de vitrine do pós-modernismo embuense
Acessibilidade

A partir da ideia de descobrir e revelar talentos da arte contemporânea de Embu das Artes, um grupo de artistas decidiu lançar em 2009 uma exposição coletiva para mostrar ao público uma “vitrine” da produção desse estilo no município.

Nesse embalo, surgiu a Expo Contemporâneos, que neste ano completa 10 anos de existência e irá acontecer de 11/10 a 03/11 no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, com a exibição de obras de artistas locais e convidados, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e curadoria de Paulo Dud e Renato Gonda da Associação EMBUsca das Artes. A entrada é gratuita.

Estarão em exibição na Expo Contemporâneos as obras dos seguintes artistas: Zé Roberto Carvalho, Correra&Gonda, Emerson Santana, Jofe, Zé Figueiredo, Mitinho Takada, Paulo Dud, Gabriel Borba, Tonia do Embu, Alvaro Franklin, Claudio Di Segni, Felipe Senatore, Gaíga, Lua Rodrigues, Rodrigo Ramos, Sérgio Matukawa e Charles Brait. Além desses, haverá artistas convidados como Luiz Badia, Ken Kaneko, Roberval Rodan, Washington Luis Rodrigues, Acácio Pereira, João Bosco e Enillis. 

A arte contemporânea (ou arte pós-moderna) é uma tendência artística que começou a se manifestar no período pós-guerra como uma ação de separação da arte moderna. Embora não haja consenso entre historiadores e críticos, considera-se que ela ficou mais evidente e ganhou mais espaço com significativas transformações na arte a partir da segunda metade do século XX, estendendo-se até os dias de hoje. Em nenhum outro período da história os artistas tiveram tanta liberdade criadora para expressar-se, seja tecnicamente ou conceitualmente, sem compromissos institucionais com a igreja ou a política.

Nessa corrente artística, a liberdade de criação com o objetivo de aumentar as suas oportunidades criativas leva o artista a transitar por diferentes períodos: o happening, a performace, o minimalísmo, a body art, a op art, a pop art e a street art. É possível identificar algumas características evidentes na arte contemporânea como: a efemeridade da obra, o abandono dos suportes tradicionais, a mescla de estilos, a interação do espectador com a obra ou a aproximação com a cultura popular, a utilização de meios audiovisuais e digitais, entre outros aspectos.

Expo Contemporâneos 2009 – 2019
Abertura: sexta-feira 11/10, às 19h
Período: de 11/10 a 03/11
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes)
Entrada: gratuita
Funciona de segunda a sexta (9h às 21h) – sábado e domingo (9h às 18h)
Mais informações: Tel. (11) 4781-4462

----
Compartilhe nas redes sociais