Esculturas de mármore, granito, terracota, cerâmica decorativa, pintura, desenho dos alunos dos diversos cursos oferecidos pelos Núcleos de Cultura integram a Exposição Núcleos de Cultura 2014, no Memorial Sakai. Os trabalhos expostos, incluindo obras de crianças especiais, são um registro do aprendizado e também da expressividade de pessoas que nunca realizaram um trabalho artístico ou que aprenderam a lidar com a cerâmica, por exemplo, como Maria Angélica Andrade Santos, no curso feito durante o ano. “Estou feliz porque trabalhar com o barro é muito bom e isso ocorreu num momento importante da minha vida. Funciona como terapia”, disse na abertura da mostra, em 14/12.
Para a coordenadora do Memorial Sakai, Tônia do Embu, a exposição “revitaliza, traz energias diferentes e atrai pessoas para o Memorial, promovendo uma grande reunião de amigos e conversas sobre arte”. Na abertura da mostra compareceram os professores dos cursos dos Núcleos de Cultura, da Secretaria de Cultura, do Governo de Embu das Artes, como Cláudia Scaccio (pintura), Márcio Correia (desenhos), Jofre Santos (escultura), Rosane Soares e Irael Luziano (cerâmica), que conversaram sobre o processo de aprendizagem, dos efeitos causados nos estudantes ao lidar com a arte, das muitas histórias que levam os alunos aos Núcleos de Cultura e do prazer de observar o aluno descobrir e expressar o seu talento.
“Esta aluna não sabia desenhar nada quando entrou no curso e em um ano, veja!”, disse Márcio, apontando para três obras de Nilsa, feliz com os resultados. “Precisamos trazer mais jovens para os Núcleos porque o contato com a arte é muito bom especialmente para eles”, disse Jofre. A abertura para novas vagas nos cursos dos Núcleos de Cultura de 2015 será divulgada pela Prefeitura oportunamente, mas informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura, telefone 4785-3563, diariamente, das 8 às 17h, e nos endereços a seguir;
Centro Cultural Mestre Assis –– Largo 21 de abril , 29, Centro – Desenho; Balé; Teatro; Viola Caipira; Pintura em tela.
Centro Cultural Pq. Pirajuçara – Av. Aimará, 100, Parque Pirajuçara – Balé; Violão; Bateria; Cerâmica; Dança do Ventre; Dança de salão; Teatro; Desenho; Mosaico; Viola Caipira; Dança Afro- Brasileira; Pintura em tela; Hip Hop; Percussão; Canto Coral; Escultura; Flauta.
Centro Cultural Santo Eduardo – Rua Iva, 100, Santo Eduardo – Papel Machê; Dança do Ventre; Pintura em Tela; Balé; Dança Afro-brasileira; Percussão; Cerâmica; Viola Caipira; Violão; Bateria; Dança de Salão; Desenho; Mosaico; Teatro; Canto Coral; Escultura; Flauta; Hip Hop.
Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência – Alameda Fernando Batista Medina, 392, Centro – Percussão.
Conviver – Rua Alberto Giosa, 320 – Quinhaú – Parque do Lago Francisco Rizzo – Teatro.
Centro de Referência da Juventude (CRJ) – Rua Rebolo Gonzáles, 185, Cercado Grande – Canto Coral; Hip Hop.
Associação Internacional Interesse a Humanidade (AIIH) – Rua Rude Ramos 545, Jardim Emilio Carlos – Hip Hop; Violão.
Instituto Embu de Sustentabilidade (IES)– Rua Dezoito de Fevereiro, 84, Itatuba – Teatro; Dança do Ventre; Violão.
Núcleo Jardim do Colégio – Rua Eridano, 57, Jardim do Colégio – Capoeira; violão; dança do ventre; dança de salão.
Núcleo Jardim Júlia – Rua Florença, 73 Jardim Júlia – Teatro; Violão.
Núcleo Jardim Sílvia – Rua Piauí, 81 Jardim Sílvia – Capoeira; Cavaquinho.
Memorial Sakai – Rua Rebolo Gonzáles, 185, Cercado Grande – Cerâmica; Escultura.
Núcleo Sabia – Estrada Maria José Ferraz Prado, 2623, Itatuba – Papel Machê; Flauta; Capoeira.
Núcleo Santa Clara – Rua Tabarana, 14, Santa Clara – Cavaquinho; Papel Machê, Violão, Hip Hop; Canto Coral.
SERVIÇO
Exposição Núcleos de Cultura 2014
Endereço: Rua Rebolo Gonzáles, 185, piso inferior, Vila Cercado Grande
Telefone: (11) 4241-5993
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 9h às 16h
Término: 30 de dezembro