Dia 23/5, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou o lançamento do Serviço de Acolhimento Familiar na cidade, apresentando as diretrizes e orientações para que as equipes profissionais embasem o trabalho com as Famílias Acolhedoras, objetivando a garantia para crianças e adolescentes ao direito a convivência familiar e comunitária. O evento aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas.
Esta política é desenvolvida através da Secretaria de Desenvolvimento Social e busca atuar na proteção de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, e que foram afastadas temporariamente do convívio familiar através de determinação judicial. A família tem suspensa a guarda da criança ou adolescente.
“Estamos de braços abertos para receber o projeto na cidade. Contamos com a colaboração de todos no dia a dia para encontrarmos possíveis soluções para essas crianças”, afirmou a secretaria da pasta, Roberta Santos.
O serviço irá cadastrar e capacitar famílias da cidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças e adolescentes ou grupos de irmãos em risco pessoal e social. A família, além de amparo, oferece afeto, amor e a possibilidade uma convivência familiar pacífica e comunitária.
A promotora de Direto da Vara da Infância e Juventude, dra. Juliana Balerone disse que Embu das Artes faz a diferença: “Aqui encontramos gente que quer trabalhar para minimizar os danos e trazer mais dignidade para essas crianças e jovens”, disse.
Estiveram presentes a delegada dra. Floralice do Carmo Nunes da Silva, o presidente da OAB de Embu das Artes, dr. Lucas Aguil, a diretora do Centro de Referência da Assistência Social (Creas), Simone Jorge Nunes, e a juíza de Direito da 3ª Vara Judicial, dra. Tatyana Teixeira Jorge. Ao final, as meninas da Ong Mundo da Fantasia, de Taboão da Serra, apresentaram números musicais, e a mestra em Psicologia Clínica e psicoterapeuta Suzane Sofia Squetine, realizou palestra com o tema “Adoção, família acolhedora e apadrinhamento afetivo”.
.