O 11º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes foi um sucesso. Teve público de 12 mil pessoas, mesmo com o tempo chuvoso, e trouxe uma série de alterações no conceito e na forma de realização do evento e no próprio funcionamento do Parque Francisco Rizzo, a principal área de lazer da cidade.
O prefeito Prefeito anunciou, na abertura, 27/9, que o festival será permanente a partir de janeiro de 2015, cobrindo todas as estações do ano, e com exposição e venda de plantas e flores em boxes fixos dentro do parque. No mesmo dia, foi inaugurada a lanchonete do grupo Belas Artes e os quiosques de alvenaria que agora acomodam os ambulantes que ficavam na entrada do parque.
“A partir do ano que vem, os que vencerem a concorrência vão construir restaurante, instalar teleférico, trem turístico do Centro Histórico ao parque e pedalinhos no lago, para dinamizar e trazer mais atrações para moradores e turistas”, declarou o prefeito. Os quiosques que acabam de ser construídos têm boa apresentação, infraestrutura necessária e permitem melhorar o atendimento aos frequentadores do parque. Um projeto semelhante foi o da Praça de Alimentação, que levou para a antiga praça da Lagoa os comerciantes de alimentos da Feira de Embu das Artes.
Banda, balé e oficinas
Durante os dois dias do festival, 27 e 28/9, o setor de Arte ao Vivo, com pintores, artesãos de plantas e flores, vime, tecido e de material reciclado, foi muito procurado pelos visitantes, que participaram de oficinas gratuitas, de artistas e artesãos. “Aprendi os cuidados que tenho que ter para fazer um pequeno arranjo de flores em pouco tempo, na oficina de plantas. Agora, aqui no setor de orquídeas, descubro que se você compra uma muda pequena não pode colocar num vaso grande ao chegar em casa que ela sente. Isso é ótimo”, declarou Marina Félix.
A apresentação da Banda Municipal, regida pelo maestro Elias Evangelista, recebeu aplausos e alogios. E as meninas do balé, alunas dos Núcleos de Cultura, de saias floridas e graça no palco, tornaram-se responsáveis pelo nascimento do Corpo de Baile Municipal. Foi a primeira apresentação do grupo, preparado pela professora Valdete de Souza, e que é mais um projeto cultural desta gestão.
O secretário de Turismo, Valdir Barbosa, declarou que continuará trabalhando para tornar a cidade um centro turístico cada vez mais atraente. Citou como exemplo desse desenvolvimento as cidades de Holambra e Atibaia, que realizam eventos de plantas e flores há 50 anos e são referências nacionais. “Nós estamos na 14ª edição, neste ano incorporamos decoração e paisagismo e vamos continuar crescendo”, disse.
Após a abertura do Festival e de visitar os estandes, conversar com expositores e público, o prefeito Prefeito percorreu, acompanhado do secretário de Turismo, todo o Parque Rizzo. Visitou quiosques, vistoriou obras e durante o percurso parou para esquematizar a instalação no parque de um boxe de alvenaria para a comercialização de verduras e legumes, cultivados na horta comunitária local.
Concurso Se as Flores Falassem
O Festival de Flores e Plantas inclui a realização do concurso Se as Flores Falassem, com participação dos estudantes da rede de ensino da cidade. Os classificados deste ano foram:
Classificados do EJA, Projovem e Mova
1º Odair José da Costa – EJA Elza Marreiro
2º Erenilda Andrade Sena – Mova Núcleo Isis Cristina
3º – Patrícia dos Santos – Projovem Mauro Ferreira
Classificados do Programa Mais Educação
1º João Vitor de Assis Nunes – EM Paulo Freire
2º Gabrielly Aparecida d’Almeida Felix – EM Janaína Agostinho
3º Murilo Santos Novais – EM Marajoara
Vencedor do Concurso de Paisagismo
O público que compareceu ao 11º Festival de Flores e Plantas também escolheu o melhor paisagismo, classificando em primeiro lugar a Embu Garden, em segundo, Brasil Gardens e em terceiro, Lavanda Paisagismo.
Participaram da abertura
Participaram da abertura do Festival: vereadores Clidão do Táxi e Rosana do Arthur, secretários municipais Alan Leão (Cultura), Maria Emília dos Santos (coordenadora geral do Município), Francisco Iderval Teixeira Jr. (Assuntos Jurídicos), além de João Ramos (assessor do prefeito), Nilraci Gomes de Souza (agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços de Limpeza Urbana/Amlurb), Paulo Oliveira (Conisud), Rita de Biagio (secretária adjunto de Comunicação Social), Selma Bezerra (coordenadora do Programa Mais Educação – Projetos Especiais), subcomandante Sales (GCM), os empresários Adalberto Araújo (Empório Belas Artes), Hilmann Albrecht (Associação Comercial e Industrial de Embu/Acise) e Sadao Nagata, o gerente regional do Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas/Sebrae-Osasco, Mauro Quereza, entre outros.