Formação na Pinacoteca propõe “diálogo com a arte” nas escolas

23/04/2015 - 0:00
Formação na Pinacoteca propõe “diálogo com a arte” nas escolas
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A formação continuada “Diálogos Curriculares”, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes, levou 88 professores de Arte da rede municipal à Pinacoteca do Estado na quarta-feira (22/4).

A proposta da parceria com a Pinacoteca é de criar um elo entre o museu e a escola pública, visando despertar o gosto dos estudantes pela arte.

Com esse intuito, os docentes visitaram cerca de 10 salas repletas de obras, do período colonial até o modernismo. Entre elas, viram quadros sobre o Brasil, pintados sob a percepção européia e técnicas acadêmicas, o processo de retratação de corpos perfeitos, temas de épocas remotas similares aos tempos atuais etc.

O grupo analisou pinturas, interagiu e trocou impressões, ao mesmo tempo em que recebia informações da educadora do museu. Essa vivência de, “dialogar com a arte”, gerou uma assimilação inteligível e espontânea dos observadores.

Outras ideias debatidas no encontro, como meios de estímulo para a arte, foram de levantar as expectativas e as impressões dos alunos e conduzi-los ao aprendizado com um foco definido.

Na sequência da visita, os professores conheceram materiais de apoio ao estudo, como jogos de ligar pontos, dominó, quebra-cabeça, redação, palavras, venda de olhos, objetos e roupas. “Esses elementos, como exercícios, ajudam as crianças e adolescentes a associá-los às obras”, afirmou a educadora da Pinacoteca, Vera Farinha.

“Abre caminhos, enriquece e facilita as aulas em todas as idades”, falou a professora Silvana Cristina Patrizzi, da E.M. Hamilton Suga Galelo, a respeito da formação. “Gostei da possibilidade de usar os sentidos para despertar o olhar e o encanto dos alunos”, completou.

Para os assessores técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação, Fabio Pereira da Silva e Darlene Virgínia Vieira de Carvalho Ferreira, os professores ficaram interessados em conhecer os métodos, as obras e materiais mais adequados para aplicar a cada idade, e registraram as pinturas em fotos para já se familiarizarem com os trabalhos que serão desenvolvidos em aula.

“As formas lúdicas, a identificação e o despertar dos sentidos ajudarão os alunos a se apropriarem dos significados das obras de arte”, disseram.

A coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, Mila Milene Chiovatto, elogiou o interesse de Embu das Artes nesse diálogo, que poderá virar modelo de parceria com outras cidades.

“A experiência favorece um ensino mútuo entre escola e Pinacoteca, que também aprende com o ambiente escolar o que pode ser mais atraente e adequado aos estudantes”, declarou.

Para Mila, a arte tem um potencial multiplicador e o espaço do museu é propício para esse fim, motivando uma resposta individual.

Sobre a formação

A formação teve início no dia 13 de abril, com a presença da coordenadora de projetos da Pinacoteca, Telma Mösken, que tratou do tema” Diálogos Curriculares: a Importância da Cultura Local e o Acesso a Diferentes Espaços de Aprendizagem”.

A Pinacoteca entregou para as escolas municipais 63 kits com 12 obras intitulado “A Pinacoteca e a Formação do seu Acervo”, que contém um conjunto de artistas como Cândido Portinari, Carlos Prado, Tarsila do Amaral, entre outros.

No dia 30/4, os professores continuam a formação monitorada na Estação Pinacoteca. Posteriormente, desenvolverão projetos para os estudantes, sendo uma das etapas das atividades pedagógicas a visita monitorada de 1.638 estudantes ao museu.

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