Formatura da 1ª turma do PEQ

11/08/2010 - 0:00
Formatura da 1ª turma do PEQ
Acessibilidade

Na terça-feira, 10/8, foi realizada, no Parque do Lago Francisco Rizzo, a cerimônia de formatura de 23 alunos do curso de Auxiliar Administrativo, pelo Programa Estadual de Qualificação. Nem todos os alunos puderam estar presentes ao evento em virtude de terem arrumado emprego.

“O PEQ não cai do céu, ele tem que ser buscado pelo poder público, e o Governo de Embu conseguiu trazer esse projeto para a cidade”, destacou Hélio Pessolato, diretor da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Cotia. O objetivo do Programa é qualificar pessoas com idade entre 30 e 59 anos que estão desempregadas e buscam melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O prefeito Prefeito falou que esse é o melhor investimento que um governo pode fazer, pois “é um instrumento de autonomia permitindo que a pessoa enxergue as oportunidades de emprego”. Alerta ainda: “não conseguimos preencher nem 50% das vagas disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) por falta de qualificação”.

Pensando nisso, a Prefeitura de Embu das Artes não mediu esforços para concretizar a implantação da ETEC no município. Colocou à disposição, para a construção do prédio, o terreno, além de mais de dois milhões de reais do convênio com o Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). Independentemente do partido, temos que pensar na população, por isso conseguimos fazer essa união”, reforçou Prefeito.

O prefeito também falou na quantidade de empresas que estão vindo para o município e aconselhou: “nós temos que nos preparar para garantir vagas que serão abertas nessas empresas”. Ele elogiou ainda a iniciativa dos estudantes: “vocês tomaram uma decisão muito importante ao fazer esse curso, souberam aproveitar a oportunidade e tenho certeza que, em breve, estarão de volta ao mercado de trabalho”.

A segunda turma do PEQ iniciou no dia 26 de julho o curso de informática básica.Segundo Livia Arruda Martins, coordenadora de implantação da ETEC Embu, dos cerca de 100 telegramas emitidos, apenas 15 pessoas compareceram. Foi lançada uma segunda remessa de mais 50 telegramas foi emitida, mas apenas duas pessoas compareceram. "As pessoas não acreditam quando recebem o telegrama achando que o curso terá algum custo", afirmou a coordenadora. Caso receba um comunidado da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), seja por telegrama, envelope oficial ou telefonema, compareça ao local indicado, qualquer dúvida, basta procurar a secretaria da ETEC Embu.

----
Compartilhe nas redes sociais