Ouça a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Daniela
Ouça Priscila, mãe do Richard
Ouça Eucymara, mãe do Felipe
O Fundo Social de Solidariedade realizou hoje, 24/7, mais uma doação de órteses (aparelhos ortopédicos, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo), para duas crianças. A primeira-dama e presidente do Fundo, Daniela dos Santos Almeida Brito, realizou as entregas na Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Social.
“As órteses doadas são compradas pelo Fundo Social, que também recebe doações de empresas e parceiros para realizar essas ações com pessoas que não podem comprar os equipamentos”, afirmou a presidente.
Quando tinha pouco mais de um ano, Felipe Chagas quebrou a perna direita ao brincar com a irmã mais velha. Teve o joelho trincado e mesmo após 40 dias com gesso, não obteve um bom resultado. “Notamos que ele andava com a perna um pouco torta. Fomos orientados a procurar o Cras São Marcos, que nos colocou em contato com o Fundo Social. Estou me sentindo abençoada por receber a órtese para meu filho”, disse emocionada a moradora do Jd. São Vicente, Elcymara Oliveira Almeida, mãe de Felipe.
Richard Macedo tem 10 anos e sofre de paralisia cerebral e é muito comunicativo. Ele também recebeu uma órtese que deve ajudá-lo a dar seus primeiros passos: “Estou muito feliz pois agora existe a possibilidade de ele começar a andar. Estamos na luta”, disse Priscila Gomes, mãe de Richard e moradora do Jd. Pinheirinho.
Prestando contas
O Fundo Social de Solidariedade realiza uma série de atividades que beneficiam centenas de munícipes. Seu objetivo é fazer a captação de recursos e investir em projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. Apenas na Campanha do Agasalho deste ano, quase 6 mil pessoas foram atendidas.
Entre 2014 e 2015, sete toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídos para 1.170 através de 50 entidades parceiras. Além das doações de órteses, bengalas e de cadeiras de rodas, o Fundo também faz doações para abrigos (roupas, alimentos, móveis), brinquedos para as brinquedotecas, realiza cursos de qualificação profissional (manicure e pedicure, bordado, patchwork, bordado, pintura em tecido, corte e costura, trico, dentre outros), mutirões, capacitações e oficinas para idosos, e apoia o empreendedorismo feminino.
Os programas e ações do Fundo Social de Solidariedade visam o resgate da dignidade humana, a capacitação artesanal e profissional, a geração de renda e a elevação da autoestima. Para tanto, são articuladas ações e parcerias com a iniciativa privada, órgãos do governo e com a sociedade civil. São políticas governamentais apoiadas por empresas que têm a consciência da responsabilidade social na contribuição para a redução das desigualdades sociais.