Em 2001, Embu das Artes era uma das cidades mais violentas do Estado de São Paulo. Após a implantação da Guarda Civil Municipal (GCM), o número de homicídios vem caindo a cada ano.
A Guarda Civil Municipal (GCM) conta com um efetivo de 229 Guardas treinados diariamente em Defesa Pessoal (Krav-Maga e Muay-Thai), educação física, treinos táticos e estudo de caso. Estão bem equipados com 8 fuzis 556, pistolas 9mm, 380, Carabina Ctt.40, Carabina 12, lançador de granadas, além de outros diversos instrumentos de menor potencial ofensivo, como bombas de efeito moral, escudos, tonfas, munições antimotim e elastômero, gás lacrimogênio. Possui ainda viaturas de altíssimo desempenho sendo: 5 Hilux, 15 Duster, 1 S-10, 2 Gol, 2 Bases Moveis, 7 motos XRE e 6 Tiger 900 cc.
Além disso, contam com duas bases comunitárias fixas: Rua Maringá, no Santo Eduardo/ Santa Emília, e um Centro de Formação e Ensino, que habilita novos GCM’s, requalifica guardas efetivos em cursos anuais, não só de Embu das Artes, mas de todo o Brasil no Curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo), que também funciona como base de apoio na região central e também serve de base para o canil da GCM.
A GCM é reconhecida pelo trabalho que desenvolve em parceria com as demais forças de Segurança Pública, baseado nos princípios de segurança comunitária.
Sede (Comando Geral/SSP)
Estrada Itapecerica à Campo Limpo, 3158 – Santo Eduardo – Embu das Artes.
Telefone: (11) 4781-3249 (horário comercial)
Secretário de Segurança: Gustavo de Lorena Arenzon
Comandante: William Ferreira
Subcomandante: Gilson Tomas dos Santos