Gepad ministra curso para GCMs de outras cidades do país

23/11/2022 - 18:13
Gepad ministra curso para GCMs de outras cidades do país
Foto: Bruno Albarello

O Grupo de Educação e Prevenção de Drogas (Gepad) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes está ministrando o curso “Ludicidade e projetos com fantoches” para 30 guardas civis de nove cidades: Rio Claro, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Ourinhos, Arujá, Botucatu, Praia Grande (todas no estado de São Paulo, Resende (Rio de Janeiro) e Belém (Pará).

“Após postarmos nosso trabalho com o Educafan nas redes sociais, muitas cidades se interessaram, daí surgiu a ideia de criar o curso”, disse a GCM Souza, coordenadora do Gepad.

Ao todo serão cinco dias de curso (de 21 a 25 de novembro). Na sexta feira, 25, às 15h será a cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso no Centro Cultural Mestre Assis. No mesmo dia, na parte da manhã, os alunos farão uma apresentação avaliativa com os bonecos e roteiros que criaram.

“O curso é muito bom e vamos trabalhar a parte de prevenção junto às crianças”, disse a inspedora Cristiane, da GCM de Resende (RJ).

“Vim fazer esse curso por que acho que prevenção é muito importante e temos a necessidade de alcançar mais crianças numa idade menor que a que trabalhávamos antes, de 7 a 16 anos, para fazer um trabalho preventivo. Esse trabalho de agora dará resultados nas gerações futuras. O Cefecon nos abraçou de forma maravilhosa, já é a segunda vez que venho aqui fazer curso e a equipe está de parabéns” disse a inspetora Daniele, de Belém (PA).

O projeto

O Educafan é um projeto pensado para crianças da educação infantil dos 1º, 2º e 3º anos apresentado com teatro de fantoches. Dentre os temas abordados destacam-se os seguintes: “Drogas e violência”, “Drogas e seus malefícios”, “Novas drogas destruidoras”, “Família e sua força” e “Convívio familiar, social e profissional”.

O Gepad, em parceria com a Secretaria de Educação, ministra cursos e palestras que visam prevenir e reduzir o uso de drogas, realizando capacitação nas escolas municipais com professores, pais e alunos.

Nas formações, a interação entre família e escola é reforçada e entre seus objetivos estão: conscientizar; desenvolver programas de prevenção; dar informações científicas sobre o uso indevido de drogas; integrar as instituições públicas e outros segmentos em programas de prevenção; formar agentes multiplicadores e orientar usuários e familiares sobre os locais de tratamento e internação a dependentes. A droga mais usada na cidade é o álcool, predominantemente entre jovens do sexo masculino.