Hospital, WhatsApp, isolamento e máscara; saiba as realizações da Prefeitura contra pandemia

05/05/2020 - 15:48
Hospital, WhatsApp, isolamento e máscara; saiba as realizações da Prefeitura contra pandemia
Acessibilidade

Para combater a pandemia do covid-19 (doença respiratória com taxa de mortalidade de 7% no Brasil até o momento), causado pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Embu das Artes, desde 17 de março, tomou uma série de decisões e ações firmes com o intuito de prevenir o contágio de milhares de pessoas, preservar vidas e não sobrecarregar o sistema público de saúde com o excesso de pacientes, o que pode prejudicar o atendimento médico a toda a população do município.

A gestão municipal instalou na cidade o primeiro hospital de campanha do Brasil, no Parque Francisco Rizzo, disponibilizou uma central de atendimento via aplicativo WhatsApp para orientar munícipes sobre a doença e estabeleceu medidas preventivas por meio da publicação de uma série de Decretos e Lei para regulamentar o funcionamento de serviços essenciais, reforçar o isolamento social como forma de evitar contágio entre as pessoas e tornar obrigatório o uso de máscaras para proteção.

O termo pandemia significa a ocorrência de uma disseminação mundial de uma nova doença e indica que a enfermidade se espalhou por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março a pandemia de covid-19.

As medidas preventivas praticadas em Embu das Artes estão afinadas com as orientações das autoridades de vigilância sanitária, apoiadas pelas Leis da União e do Governo do Estado de SP e em consonância às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Central via WhatsApp atende 15 mil

Para orientar a população e combater a proliferação do coronavírus na cidade, a Prefeitura de Embu das Artes criou uma central de atendimento pelo aplicativo WhatsApp nos números (11) 99146-3476 e 94478-1175 (24 horas por dia), que já realizou mais de 15 mil orientações com o objetivo de tirar dúvidas e avaliar casos suspeitos, visando minimizar a circulação de pessoas em locais públicos e evitar a ida e superlotação desnecessária nos prontos-socorros do município.

Pelo aplicativo WhatsApp, o cidadão encontra as principais perguntas e respostas para tirar suas dúvidas. Caso não encontre, poderá enviar uma mensagem de texto curta e objetiva à central.

A pessoa que sentir os sintomas do covid-19 pode enviar uma mensagem para que o caso seja avaliado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Caso se verifique a relevância de uma avaliação mais detalhada, um agente de saúde será encaminhado à residência do munícipe que apresenta os sintomas suspeitos.

1º hospital de campanha para covid-19 do Brasil

O primeiro hospital de campanha instalado no Brasil para o cuidar de pacientes diagnosticados com covid-19 foi o “Centro Médico Embuense de Combate ao Coronavírus”, aberto no dia 23/03 no Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320), com 40 leitos, 10 consultórios  e capacidade de atender mil consultas/dia de pessoas com sintomas da doença.

Até o Boletim de 04/05, o Centro já havia atendido mais de 1.500 pessoas e registrou 49 pacientes recuperados de covid-19, entre 123 pessoas infectadas pelo vírus, sendo 20 homens e 29 mulheres com idade dos 21 aos 77 anos. Alguns permaneceram em isolamento domiciliar monitorados pelas equipes de saúde e outros necessitaram de internação com atendimento no hospital de campanha. Embu das Artes registra 19 óbitos confirmados e ainda há 661 casos suspeitos sendo investigados.

Uso de máscaras é obrigatório

Foi sancionado no dia 29/04 o projeto de lei que determina a utilização obrigatória de máscaras de proteção pessoal nas ruas, transporte público e comércios do município.

A recomendação é de que as pessoas permaneçam em isolamento social nas suas casas, mas caso seja necessário sair delas, terão que utilizar uma máscara, descartável ou de tecido, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde com relação ao tempo de descarte e higienização correta delas.

Caberá ao poder executivo a fiscalização para que possa ser cumprida a lei, inclusive estabelecendo multas e sanções aos munícipes, comerciários ou gestores que descumprirem, visando evitar a disseminação do vírus com a circulação desprotegida dos munícipes.

A adesão ao isolamento social

O Sistema de Monitoramento Inteligente – SIMI do Governo de São Paulo atualiza diariamente o índice de adesão ao isolamento social da população no Estado. O percentual ideal para atingir o melhor êxito na não proliferação do vírus é de 70%.

No dia 18 de março, um dia após a Prefeitura estabelecer medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública, Embu das Artes registrava 42% de índice de adesão ao isolamento. Após esta data, os índices tiveram uma curva ascendente, chegando a registrar o pico de 63% em três ocasiões.

Concluindo, em 47 datas apuradas, o índice oscilou entre 42% e 63%, sendo que em 8 vezes foi assinalada adesão acima de 60%, em 29 marcas o isolamento variou entre 50% e 59% e durante 10 dias os indicadores ficaram abaixo de 49%. Os dados acima são do SIMI e foram atualizados até 3/5.

Lembrando que a Prefeitura vem incentivando o isolamento social e determinou, por meio de decretos, o funcionamento apenas de serviços essenciais no comércio da cidade. Além disso, suspendeu as aulas da rede municipal de ensino, assim como as atividades esportivas, de assistência e da terceira idade nos equipamentos públicos, realiza expediente escalonado e com horário reduzido nos prédios da Prefeitura e orienta a população a evitar sair de casa. Todas essas medidas têm o objetivo de desestimular as aglomerações que facilitam o contágio por coronavírus.

Educação continua com ensino à distância

Para se evitar a aglomeração nas escolas e prevenir o contágio de estudantes, servidores e seus familiares, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o Programa Aprendendo em Casa, que oferece material didático e acompanhamento dos professores à distância na aprendizagem dos alunos em casa.

O Programa acontecerá durante todo o período de distanciamento social, disponibilizando material impresso com atividades especialmente preparadas, portal on-line com vídeo-aulas, textos, jogos, dentre outros conteúdos, além do apoio remoto dos professores.

Em outra ação da pasta de Educação, em decorrência das aulas presenciais suspensas por causa da pandemia, todas as famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino de Embu das Artes estão recebendo uma cesta básica de alimentação e um kit higiene, para garantir a continuidade das refeições, tendo em vista a vulnerabilidade de muitos estudantes.

----
Compartilhe nas redes sociais