Ideb de Embu é 4.7, superior ao nacional

07/07/2010 - 0:00
Ideb de Embu é 4.7, superior ao nacional
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Embu das Artes alcançou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4.7, superior à  meta traçada para 2009, de 4.6, acima do índice nacional. O Ideb do País foi de 4.6 no Ensino Fundamental 1. “O sistema municipal de educação de Embu vinha cumprindo metas estabelecidas para alcançar o índice de 4.6 em 2009 e tivemos nota do Ideb da cidade superior. O índice de 4.7 é resultado positivo dos investimentos do governo municipal na educação, garantindo acesso e permanência da criança na escola com qualidade”, diz a secretaria de Educação de Embu das Artes Rosemary Mendes Matos. 

Segundo ela, isso também aponta a importância de investir com mais atenção à qualidade, acompanhando o desenvolvimento dos estudantes e o desempenho funcional dos educadores. Na sua opinião, garantir plano de carreira com salário pagos em dia também faz diferença. O salário base inicial de Embu das Artes é um dos melhores da região pela jornada de 30 horas/aula. Além disso, desde 2001, o governo investe 27% do orçamento em educação, incluindo formação e atualização permanente de professores em todas as áreas do conhecimento. 

A rede municipal conta com 24 mil estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A avaliação do Ideb é vista como necessária para avaliar qualidade, já que o Ministério da Educação faz o cruzamento dos dados fornecidos pela própria escola quanto a número de estudantes, quantos realizaram a prova e seu desempenho, quantos foram retidos e promovidos. “O Ideb é uma fotografia da escola”, diz Rose. Além das notas, o sistema, criado para melhorar o nível de ensino no País, remete á escola um relatório do desempenho dos estudantes indicando o que tem de ser melhorado.” Sabemos, por exemplo, que nossa rede é boa em português e muito boa em matemática. Toda avaliação deve ter como objetivo melhorar a próxima ação”, particulariza a secretária.

O Ideb é indicador utilizado no mundo, numa escala de 0 a 10. Esse índice de avaliação do sistema de educação básica no País, que mede o índice de aproveitamento e rendimento dos estudantes por meio da Prova Brasil, a cada dois anos, e também avalia, no fim do primeiro ciclo (antiga 4ª e hoje 5ª série) do Ensino Fundamental, os índices de retenção e aprovação, ou seja, o número de estudantes que entram na rede e seu desenvolvimento, para ver se, ao garantir acesso, as crianças estão mesmo aprendendo. Com isso, o aproveitamento é positivo e a média alcançada por Embu das Artes é significativa. Até hoje, nem um país chegou ao índice 10 nesse sistema de avaliação da educação. A meta do Brasil para 2022 é de índice 6, o maior do mundo registrado hoje na Finlândia.

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