Incansável no culto ao LP, ‘Loucos por Vinil’ faz 20 anos com feira e shows nos dias 20 e 21/8

Alex Natalino
12/08/2022 - 17:14
Incansável no culto ao LP,  'Loucos por Vinil' faz 20 anos com feira e shows nos dias 20 e 21/8
Acessibilidade

Nos dias 20 e 21/8, acontece mais um “Loucos por Vinil Fair”, completando 20 anos de existência, que em sua 18ª edição homenageará o rock nacional dos anos 80. O evento é gratuito e retorna após dois anos de ausência, em decorrência da pandemia, com a realização da esperada feira de discos de vinil, onde os visitantes e colecionadores se encontram para comprar, vender ou trocar os bons e velhos bolachões. A organização é de Paulo Dud e a realização da Secretaria Municipal de Cultura de Embu das Artes.

Além de reunir amantes do vinil, o encontro terá a performance de djs e shows ao vivo de bandas de rock, que apresentarão repertório musical autoral, clássico, pesado e, é claro, do aclamado anos 80. Tudo reunido na Praça da Lagoa, no Centro de Embu das Artes, com entrada gratuita – veja programação completa no rodapé da matéria.

Entre as bandas, destaque para a psicodelia roqueira, brasileira e original de “Pepe Bueno e os Estranhos”, o punk classudo dos “Corazones Muertos” e o resgate oitentista do “Grupo de Risco”. E não poderia faltar a presença das raízes dos 50 e 60, com “Maverick77”, o hard rock de “Virtude Impetuosa” e o rock pesado e suingado de “Os Jorge Maikow”. 

O “bolachão resiste”, mesmo após passar por um período de ostracismo com a chegada do CD nos anos 90 e com o advento do streaming – sistema atual que distribui digitalmente música por download de arquivos. E a procura e o lançamento de álbuns em formato long play ainda é ativa e tornou-se crescente no País, com a atividade de muitos colecionadores, músicos, djs e produtores, o que mantém viva a realização de feiras, a existência de lojas e a fabricação do produto, que atualmente conta com três fábricas estabelecidas no Brasil.         

Explode coração do rock 80

Apesar de ter início em meados de 1950, seguido pela Jovem Guarda e Tropicália nos anos 60 e do experimentalismo setentista, o rock brasileiro foi consolidado na década de 80 com o boom de bandas das mais variadas vertentes, da linha pop à eclosão do movimento punk, com suas consequências culturais e sociais, e a formação de cenas musicais alternativas, com inovações, misturas ou revival de estilos.

Tanto aqui como no mundo, o período foi fértil para o surgimento ou a ascensão de gêneros como o punk, ska 2-tone, new wave, neo-rockabilly, synthpop, pós-punk, gótico, noise, indie, entre outros, além do estreito flerte com a música eletrônica. Nesse contexto, não menos relevante foi a presença e performance de bandas de hard rock e heavy metal, que uniram o clássico a novas tendências e caminhos, ampliando o diálogo com o público nacional e internacional, a exemplo do Sepultura. Outra fusão bastante interessante que se desdobrou à época, se deu entre o rock e ritmos da música negra como o hip hop, funk, blues, jazz e reggae.

O “vasto leque” criativo do roquenroll dos anos 80 atingiu em cheio a preferência da juventude brasileira desta geração. Isso ocorreu muito pelo amplo alcance do rock nacional, que ganhou a atenção de grandes gravadoras e da mídia tradicional com bandas como Titãs, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso. Mas paralelamente a isso, uma boa parcela de jovens voltou seus olhos e ouvidos a bandas insurgentes advindas da cena alternativa de grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, criadas sob a luz do “faça você mesmo”, que era uma postura anárquica de produção cultural autônoma.

Essa soma de possibilidades incentivou no Brasil o surgimento de programas de rádio e TV, publicações editoriais, espaços culturais e de shows undergrounds, selos fonográficos independentes e de músicos ansiosos pela liberdade criativa e ideológica em oposição ao senso comercial e limitado da música brasileira predominantemente veiculada, até então, nos meios de comunicação de massa.

Mas a década se caracterizou não só pela riqueza de opções sonoras e estilísticas, mas também pela mudança comportamental juvenil que se disseminava e pela ampliação da discussão política e de valores da sociedade, num período de transição de um regime de estado autoritário para uma redemocratização.

História de “louco” – a origem

O Loucos por Vinil, idealizado e criado pelo artista plástico e colecionador de LPs, Paulo Dud, teve sua semente plantada nos tempos idos da zona norte de São Paulo, no bairro do Limão, onde acontecia uma feira de discos no final da década de 70, que tinha o saudoso cantor Eddy Teddy, ícone do rockabilly nacional, como um dos organizadores. “Era uma feira simples com caixas cheias de LPs espalhadas pelo chão, e eu frequentava lá à procura de discos raros e interessantes que garimpava também em sebos e lojas”, contou Dud.

Em sua trajetória, Dud trabalhou no sebo Espaço Aberto em 1979, no bairro de Pinheiros, e passou a comercializar discos e livros. Em 1986, mudou-se para a cidade de Embu das Artes, onde iniciou a venda de LPs e livros na Feira de Artes e Artesanato e, em 1996, abriu no mesmo município o sebo Good Books.

Foi no ano de 2000, após conceder uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que Dud despertou para a ideia de criar um encontro de cultuadores de discos de vinil. “Na capa da Revista da Folha foi estampada a manchete ‘Loucos pelos 70’ sobre a matéria interna que abordava o contraponto entre a virada para o século 21 e a existência de entusiastas da cultura setentista. Nesse momento me perguntei ‘porque não fazer uma feira no Embu como acontece em outros lugares?’ e parti para a realização da primeira edição do Loucos por Vinil no ano de 2003, de forma simples e independente, na Biblioteca Municipal”, revelou.

Desde então, a feira tornou-se conhecida e incorporou em sua programação a realização de shows de bandas ao vivo e, eventualmente, palestras, exposições e exibição de filmes e vídeos.

18º Loucos por Vinil Fair
Praça da Lagoa – av. Elias Yazbek, 2.087, Centro, Embu das Artes
Dia 20 e 21/8, das 9h às 21h
Shows a partir das 16h
Entrada gratuita

Programação

Sábado – 20/8
10h – Discotecagem com djs
16h – Maverick77 
17h30 – Virtude Impetuosa
19h – Grupo de Risco

Domingo – 21/8
10h – Discotecagem com djs
16h – Os Jorge Maicow 
17h – Corazones Muertos 
18h30 – Exibição de vídeo e comemoração dos 20 anos
19h – Pepe Bueno e os Estranhos

----
Compartilhe nas redes sociais