Incentivo ao futebol e benefícios pós-Copa são temas de encontro

16/06/2014 - 0:00
Incentivo ao futebol e benefícios pós-Copa são temas de encontro
Acessibilidade

O primeiro “Simpósio de Futebol Amador” foi realizado sábado (14/6), no auditório do Centro Cultural Valdelice, promovido pela Secretaria de Esporte da Prefeitura de Embu das Artes, e contou com a presença do ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanches.

O objetivo do encontro foi aproximar os times e jogadores do segmento para, em conjunto, ajudarem a organizar e construir o futebol da cidade, buscando formar uma proposta única para os torneios, com critérios técnicos, qualidade, participação dos envolvidos e com um formato de acordo com a necessidade deles.

O secretário de Esporte, Silvino Bomfim, achou o momento oportuno para todos conhecerem os programas e projetos para o esporte na cidade, e até mesmo para entender os desafios, as necessidades e as características da cidade para embasar as discussões sobre o tema.

Em sua fala, Andrés criticou o estigma de incentivo ao futebol às grandes equipes: “O esporte não acontece só em clube, estes têm recursos para investirem em seus atletas, precisamos discutir o futebol amador, a várzea, as ligas, os projetos de governo, escolas públicas etc.”

Para o ex-dirigente corintiano, a situação atual se traduz em um problema social no Brasil, pois a maioria dos adolescentes praticantes de futebol não irão se profissionalizar, e os que conseguem, cerca de 90%, ganham até dois salários mínimos.

Sobre a Copa do Mundo, ele acredita que os financiamentos das arenas serão pagos pelos retorno financeiro das próprias e afirmou que certas opiniões estão distorcendo o intuito das estruturas dos estádios construídas para o torneio: “O ganho que teremos com esse megaevento será percebido daqui 3 ou 4 anos. São estádios de qualidade e modernos, não tem essa de Padrão Fifa, a entidade só exigiu boas condições para os atletas, público e imprensa.”

Em seguida, o vice-prefeito Natinha exaltou os benefícios sociais e físicos proporcionados pelo esporte, por isso defendeu ampliação do acesso à população como meio de redução da violência e da exclusão.

O secretário adjunto da pasta, André Maestri, fez uma apresentação do Programa Esporte Cidadão e do objetivo de incluir crianças, adolescentes, adultos e idosos em várias modalidades esportivas. “Mais de 20 mil pessoas já passaram pelo programa”.

Falando de futebol

O público presente também participou do Simpósio, falou da falta de uma quadra de futsal no Jd. Mimás, cobrou uma divisão mais justa aos times nos horários de utilização das quadras e campos, colocou suas dúvidas sobre a exigência de estatuto para disputar campeonatos e perguntou sobre as datas das seletivas do futebol de campo e futsal.

Em resposta, a secretaria afirmou que irá encaminhar a reivindicação por quadra no Jd. Mimás e, a respeito dos horários, a questão será levada aos núcleos na intenção de promover uma divisão mais justa do uso do espaço.

Sobre o conteúdo e forma dos estatutos, eles deverão ser elaborados pelas próprias equipes e a exigência do documento será apenas para as categorias adultas. “Infantil e feminino não serão obrigados a ter”, confirmou o diretor de esporte Nilraci Gomes de Souza, o “Nil”.

Seletivas. Para o próximo ano, foi confirmado que haverá disputa para seletiva de equipes para acesso ao futebol de campo (2ª Divisão) e futsal (Série Prata).

As novidades para 2014 são os campeonatos de futebol de campo das categorias de base (Sub 11, 13, 15 e 17). O feminino está projetado para 2015.

Atualmente, a Secretaria de Esporte organiza oito campeonatos, sendo cinco de futebol de campo (1ª e 2ª Divisão, Veteranos, Master e Seletiva) e três de futsal (Séries Ouro, Prata e Classificatória), agregando mais de 200 equipes no geral.

Destas 200, 112 são do campo (2.800 atletas) e 96 do futsal (1.920), totalizando 4.720 jogadores aproximadamente.

 

----
Compartilhe nas redes sociais