O Governo do Estado, através da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), chamou a Prefeitura de Embu das Artes e apresentou a estratégia de mudança do itinerário de ônibus que circulam pela av. Francisco Morato e passarão a circular pela av. Eliseu de Almeida.
Das 19 linhas da EMTU que saem da nossa cidade e vão para São Paulo, a EMTU queria retirar 12 linhas da av. Francisco Morato. A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Transporte pediu a manutenção das linhas troncais, aquelas que transportam maior número de passageiros, e conseguiu diminuir para 8 o número de linhas que deixarão de circular pela av. Francisco Morato.
As linhas que terão o itinerário alterado são: 032 BI1 (Embu/Jd. Vista Alegre/Pinheiros), 033 (Engenho Velho/ Clínicas), 078PR1 9Jd. São Marcos/Pinheiros), 090PR1 (Valo Verde/Pinheiros), 124 (Jd. Sto. Eduardo/Clínicas), 124BI1 (Jd. Ângela/Clínicas), 128 (Jd. Do Colégio/Pinheiros) e 272 (Terminal Casa Branca/Pinheiros).
Quatro dessas linhas – 033, 124, 124BI1 e 191 (essa linha sai de Taboão) – atenderão de passagem o Terminal Metrô Butantã da Linha 4 – Amarela e seguirão pela avenida Vital Brasil até a ponte Eusébio Matoso. Nesse caso, o usuário pode optar pela utilização do Cartão BOM na integração com o Metrô, economizando R$ 1,55 na integração.
As linhas 032, 078, 090 e 510 continuarão no corredor da Avenida Francisco Morato e voltarão a circular pela Ponte Bernardo Goldfarb e Rua Butantã para acesso ao bairro de Pinheiros.
A EMTU é um órgão do Governo do Estado que administra as linhas intermunicipais, ou seja, que liga Embu das Artes a outras cidades.