Trabalhando por um atendimento cada vez melhor para nossas crianças e suas famílias, a Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, em parceria com o Instituto Criança é vida (organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos pensando na prevenção de doenças e bom desenvolvimento de bebês e crianças), está realizando treinamentos gratuitos e apostilados para toda a rede de assistência à crianças de nossa cidade. O último encontro aconteceu dia 23/10, no Centro de Referência da Mulher (CRM).
O grande foco do projeto é a saúde física, emocional e social da criança, sendo dirigido para educadores sociais, oficineiros e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e entidades conveniadas (agentes multiplicadores). São eles que replicam o aprendizado com as crianças e pais em suas unidades e territórios de abrangência, contribuindo na formação e para que a criança seja agente de mudança em sua própria vida.
“Esta parceria com o Instituto veio ao encontro das nossas necessidades, com um treinamento continuado e com módulos muito interessantes para as crianças e famílias, além de fortalecer as relações de todos os funcionários do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) e dos Cras”, disse a secretária Roberta dos Santos.
De forma lúdica, os psicólogos e médicos do Instituto promovem treinamento com brincadeiras e músicas contemplando diversos temas como: “Prevenção às drogas”, “Educação para a saúde”, “Responsabilidades ambientais”, “Valores e comportamento social”, “Cuidados na primeira infância (vacinação, higiene, prevenção de acidentes)”, entre outros.
“Esse treinamento é importante por transformar os técnicos em agentes multiplicadores com as famílias. Nós fazemos essa linha de frente e os encontros auxiliam muito”, falou a assistente social Maria José Sanseverino, do Cras Dom José.
Estão participando do treinamento atualmente os Cras Dom Jose, Jd. Do Colégio, Jd. Pinheirinho, Jd. São Marcos, Vista Alegre, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) Vista Alegre, Ísis Cristina, Pq. Luiza , Sociedade Cooperativa de Trabalho de Assistentes ao Jovem (Coopjovem), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Oficinas Culturais Anchieta (Oca), Casa de Acolhida Alegria e Esperança, Centro Educacional à Criança e Adolescente (Ceca) , Associação Amigos Jd. Sílvia, Santa Luzia e Associação de Moradores da Região do Jardim Independência (Asmoreji).
O CCCA atende 502 crianças e o módulo do primeiro semestre desde ano apresentado pelo Instituto foi exclusivo a essa faixa etária (7 a 12 anos) com o tema “Criança é Vida Crescer com Valores”. No segundo semestre, trabalharão o módulo “Criança é Vida Adultos”, que será replicado nos Centros de Convivência e para as famílias do programa do Governo Federal Bolsa Família e Renda Cidadã, do Governo do Estado. Para os educadores, os módulos contribuem para a integração do grupo, na discussão de casos, e para uniformizar as informações, facilitando a discussão com as famílias.
Os próximos encontros acontecerão no CRM (rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan
Telefone: (11) 4704-0238):
13/11 às 8h30
4/12 às 8h30