Jornada do Patrimônio terá visitas guiadas a prédios e acervos culturais e históricos

26/09/2018 - 11:42

Embu das Artes faz parte da Jornada do Patrimônio Paulista 2018, evento que visa valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios e atividades pela cidade. Essa jornada ocorrerá no sábado (29/9) e no domingo (30/9), com realização da Secretaria Estadual de Cultura em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo.

Para conhecer as atrações, os turistas poderão ir diretamente aos locais indicados no roteiro abaixo, dentro dos horários estabelecidos, e serão recepcionados por guias uniformizados, que entregarão um folder de divulgação e farão monitoramento sobre as histórias e características dos espaços. Para se locomover de um lugar ao outro, é possível realizar o roteiro a pé, exceto no Memorial Sakai, para onde será disponibilizado aos turistas um veículo que partirá do Centro.

As maioria das visitas são gratuitas, porém apenas o Museu de Arte Sacra cobrará uma taxa de R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) para entrada.

Confira abaixo o roteiro completo:

• Memorial Sakai do Embu e Capela de Santa Cruz
Inaugurado em 2003, o Memorial Sakai do Embu disponibiliza o acervo de peças do artista Tadakiyo Sakai, um dos maiores terracotistas do País. No museu é possível encontrar peças combinadas com a arte oriental, brasileira, indígena, cabocla e católica, todas compostas em esculturas de barro – a arte terracota. Já a Capela de Santa Cruz possui no altar uma cruz de madeira ladeada por dois anjos de terracota com suas violas, de autoria de Helaine Malca. A decoração da capela foi feita pelo artista plástico José Luiz Aleman.
Endereço: Rua Rebolo Gonzáles, 185 – Vila Cercado Grande.
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. Telefone: (11) 4241-5993.

• Centro Cultural Mestre Assis do Embu
Há três salas para exposições (Josefina Azteca, Ana Moysés e Jaldo Jones), e o auditório Cássio M’Boy, com capacidade para 150 pessoas, destinado a palestras, recitais, espetáculos musicais e teatrais.
Endereço: Largo 21 de Abril, 29 – Centro.
Funcionamento: todos os dias, das 9h até o último evento. Telefone: (11) 4781-4462.

• Museu de Arte Sacra dos Jesuítas
Sua arquitetura apresenta particularidades do estilo barroco paulista e um acervo rico em imagens de anjos, santos e personagens bíblicos entalhados em madeira, modelados em terracota ou em armações de roca, produzidos entre os séculos XVII e XIX.
Endereço: Largo dos Jesuítas, 67 – Centro Histórico.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h. Telefone: (11) 4704-2654.

• Feira de Artes e Artesanato
A tradicional Feira de Artes e Artesanato é uma das principais atrações turísticas da cidade. Desde 1969, as ruas do Centro Histórico são ocupadas por artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos.

• Capela de São Lázaro
O principal atrativo é a imagem de São Lázaro, de autoria do artista Cássio M’Boy, e o Santo Cristo, entalhado por Zé Santeiro.
Endereço: entre a Rua da Matriz e a Rua Nossa Senhora do Rosário.
Funcionamento: de quinta a domingo, das 9h às 17h.