Com área de 1.500 m² divididos em três pisos, um prédio imponente ocupou o lugar do terreno baldio existente na esquina da Estrada de Itapecerica a Campo Limpo e rua Constantinopla. Com recursos do município, a Unidade Especializada do Jardim Independência será a maior unidade de saúde do município e deve melhorar em muito a qualidade e oferta de serviços de saúde à população. Inicialmente, terá quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF), com remanejamento das equipes do Casf Casa Branca, que será desativado. Da área total, 200 m² são destinados às instalações do Centro Interdisciplinar de Reabilitação, inclusive com fisioterapia especializada para portadores de deficiências.
A unidade do Independência é mais um investimento da Prefeitura de Embu na melhoria dos serviços prestados à população. Estão previstas as seguintes especialidades: fonoaudiologia, fisioterapia, audiometria, odontologia, psicologia, psiquiatria infantil, neurologia e assistência social. A unidade terá consultórios, inclusive um Centro de Especialidades Odontológicas, salas de coleta de exame, inalação, medicação, curativos e vacina, além de contar com uma equipe formada por médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Durante os sete anos da administração do prefeito Prefeito, o orçamento anual da Saúde cresceu de R$ 7 para R$ 40 milhões, foram construídas novas unidades, novos equipamentos e os avanços continuam. Nos próximos dias, termina a reforma da UBS Centro que já está deixando a unidade de saúde mais bonita e organizada.
A UBS Centro é outra unidade que vem sendo reestruturada com reformas da parte física. A obra contempla a adequação de salas, recuperação e pintura de paredes, portas e janelas, colocação de balcões e divisórias e a otimização do espaço e melhoria de fluxo de atendimento da unidade. A área de abrangência da UBS Centro é de 25 mil habitantes e tem especialidades médicas que atendem pacientes do restante da rede, inclusive com equipe do Projeto Desenvolver, para crianças com risco ou atraso no desenvolvimento neuro-psico-motor. A recepção será informatizada, com três computadores e instalação de chamada eletrônica para todas as áreas.
Cabe ressaltar que ainda no segundo semestre, será inaugurado o Centro de Atenção à Saúde da Família (Casf) do Jardim de Fátima. E nos próximos dias começa a implementação de grupos de atividades físicas nas 13 Unidades Básicas de Saúde para pacientes portadores de hipertensão e diabetes, em parceria com o Departamento de Esportes que possibilitará desenvolver ações de promoção da Saúde e melhoria da qualidade de vida da comunidade.