Desde o dia 2 de abril está aberto o novo canal de comunicação do governo municipal de Embu das Artes com os moradores: a Ouvidoria Geral do Município, vinculada à Controladoria Geral. Funcionários estão à disposição da comunidade para registrar reclamações sobre atos ilegais praticados por servidores públicos da cidade, empregados da administração indireta, agentes políticos ou por pessoas físicas ou jurídicas, que exerçam funções paraestatais mantidas com recursos públicos. Todas as denúncias recebidas serão apuradas para que os procedimentos legais sejam tomados.
Segundo o secretário da Controladoria Geral do Município, Dr. Marcos Rosatti, o maior desafio é implantar e fazer funcionar com eficiência e transparência os dois sistemas: Ouvidoria e Controladoria. Esse primeiro mês de trabalho está sendo dedicado a contratação de equipe técnica, reforma do espaço físico, instalação da infraestrutura de informática e a realização de pesquisa em campo para conhecer ouvidorias de outras cidades como Suzano, Oscaso e Taboão, e construir propostas a partir dessas experiências bem sucedidas. Além disso, também está sendo elaborado um plano de comunicação para que a população conheça e saiba como utilizar esse mais novo serviço.
Os contatos com a Ouvidoria podem ser feitos pessoalmente na sede da prefeitura (rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro, Embu das Artes), por telefone (0800-770-4114), pela internet (www.embu.sp.gov.br), no e-mail (ouvidoria@embu.sp.gov.br) e por carta (rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, CEP – 06804-200).