Você não paga nada para entrar no Mapeamento da Produção Artesanal de Embu das Artes, que vem sendo feito na cidade desde novembro de 2013, já cadastrou muitos artesãos e será concluído no dia 20 de fevereiro. Até lá, todos os artesãos que vivem na cidade, com 16 anos ou mais, que ainda não se cadastraram, poderão fazê-lo.
O mapeamento permitirá que o Governo da Cidade adote ações específicas para o setor, beneficiando e valorizando os artesãos. Além disso, com o mapeamento, será possível cadastrar os artesãos no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), permitindo que tenham acesso a benefícios cultural, profissional, social e econômico. Também vai facilitar acesso a programas do Ministério de Turismo e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Somente na Feira de Embu das Artes há cerca de 300 artesãos-artistas que moram na cidade. Estudo realizado até aqui indicam que a Região Leste (jardins Santa Tereza, Casa Branca e São Marcos) concentra a maioria dos artesãos locais. Enquanto em Embu das Artes usa-se o termo artesão-artista, há muitas definições para o artesão em outras cidades e instituições. De acordo com a sua forma de produção, ele é classificado como: artesão-artista, a exemplo de talhadores, gravadores, escultores e até pintor naif; artesão-artesão, que produz, geralmente utilitários, em série, usando às vezes ferramentas e recorrendo a mecanismos rudimentares, a exemplo da cerâmica; e artesão semi-industrial, que trabalha, por exemplo, com moldes, reproduzindo peças iguais, como joias e potes etc., de cerâmica ou outros materiais.
LOCAIS PARA FAZER O MAPEAMENTO
O cadastro do mapeamento pode ser feito nos centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência da Juventude (CRJ) e de Convivência do Idoso (CCI), além de escolas municipais e Secretaria Municipal de Turismo. Para se cadastrar, a pessoa pode pegar o formulário nesses endereços, levar para casa e devolvê-lo preenchido, no mesmo endereço ou em outros indicados. Outra opção é preencher o formulário na hora, informando escolaridade, endereço, CPF, RG, tipo de artesanato que faz e como produz. Procure um dos locais a seguir:
Secretaria de Turismo – rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, sede da Prefeitura, telefone 4785-3481
CRAS
De segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
Centro
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114
Telefone: 4785-3598
Dom José
Rua Ouro Preto, 481 – Jardim Santo Eduardo
Telefone: 4149-6604
Santa Tereza
Rua Quebec, 10
Telefone: 4244-7696
São Marcos
Rua São Carlos, 128 – Jardim São Marcos
Telefone: 4203-2574
Vista Alegre
Rua Maceió, 10 – Jardim Vista Alegre
Telefone: 4704-4158
Jardim dos Pinheirinho
Rua Paineiras, 91-A, Jardim Pinheirinho
CCI
Rua Fernando Batista Medina, 120, de segunda a sexta, das 8 às 18h, telefone 4778-0286.
CRJ
Rua Rebolo Gonzáles, 185. Cercado Grande.
Telefone: (11) 4704-2935
O Mapeamento é um projeto realizado na cidade pelo Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio das secretarias de Turismo, Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Educação e Cultura.