Em projeto pedagógico que se estendeu por quase todo o ano de 2009, a Escola Municipal de Ensino Infantil Magali, no bairro Jardim Magali, utilizou o Meio Ambiente para guiar e integrar as atividades com seus alunos. A escola atende crianças do Ensino Infantil (fases 4 e 5) e Primeiro Ano, tendo alunos com idade entre 4 e 6 anos.
O projeto, proposto pela diretora Laura Dantas de Souza Pinto, e discutido com a coordenadora Ianice Serafim, a coordenadora-adjunta Sirley Santos e o corpo docente, consistiu no plantio de mudas de árvores em abril deste ano: cada uma das 11 salas plantou uma muda, cedida pela equipe da Fonte dos Jesuítas, dentro do projeto Programa Fonte Escola, da SAEMBU (Sociedade Ecológica Amigos de Embu).
No começo de maio, a equipe pedagógica visitou a Fonte e planejou atividades com os alunos. No final do mês, foi a vez de pais e alunos, guiados pelas professoras, visitarem o espaço, em dois sábados letivos, envolvendo mais de 500 pessoas. Desde então as salas regam e cuidam, quase diariamente, das mudas, acompanhando seu crescimento.
A ideia, segundo Sirley Santos, é sensibilizar as crianças e suas famílias da relação de cada um com os problemas ambientais e mostram como atitudes cotidianas contribuem para sua solução, aproveitando o espaço da escola, conteúdos e atividades cotidianas. Busca ainda ensinar técnicas de manejo ambiental simples, reaproveitamento de alimentos, reciclagem, uso de água, ar e solo e o conhecimento dos seres vivos e características ambientais.