A programação do Mês da Consciência Negra 2015 em Embu das Artes, que vai de 6 a 22 de novembro, está repleta de atividades importantes. A principal delas, será a Marcha Nacional das Mulheres Negras – Brasília, nos dias 17, 18, 19/11. A Marcha vem sendo construída desde 2011 e será uma homenagem às ancestrais africanas e em defesa da cidadania plena das mulheres negras brasileiras. As Assessorias de Igualdade Racial de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra estão organizando a participação das cidades na marcha (mais informações pelo telefone 4785-3587).
Outra atividade que deve atrair muito público, principalmente o feminino, será a “Oficina de Turbante Preta Rainha por Débora Marçal”, com Débora Marçal, co-fundadora da Capulanas – Cia de Arte Negra, coreógrafa e figurinista do Instituto Umoja. É designer e fundadora da marca Preta Rainha que desenvolve bolsas, acessórios, roupas e figurinos a partir do diálogo entre a estética africana, diaspórica, popular, entre outras.
O Mês da Consciência Negra também terá oficina de Contos Africanos e palestra sobre os danos psicossociais causados pelo racismo e nos dias 20, 21 e 22/11, o Parque Francisco Rizzo recebe o II Águas de Embu das Artes e Feira Afro e de Povos Tradicionais. O primeiro encontro ocorreu em 2014 com a vinda do Rei de Ifon da Nigéria, momento em que se potencializou as discussões e debates da importância das políticas para os povos e comunidades tradicionais de matriz africana e teve como marco a primeira caminhada pelo sagrado com a consagração das águas no Parque Francisco Rizzo e do plantio do Baobá no Parque da Várzea – futuras instalações do Território denominado Complexo dos Povos.
Este ano, a II Águas de Embu das Artes virá consagrar os territórios sagrados para os Povos de Matriz Africana e promover a primeira Feira Afro Tradicional com ações de âmbito cultural e tradicional com espaços para artesanato, apresentações artísticas, debates e palestras. A I Feira Afro tem objetivo de fomento, divulgação e venda dos trabalhos e produtos produzidos pelos povos tradicionais e cultura afro-brasileira (culinária, pintura, artesanato e atividades culturais).
Confira a programação:
Dia 06/11 – 14h – Roda de Conversa com as Mulheres Negras – Rumo à Marcha Nacional das Mulheres Negras – Por que marchamos?
Kika Silva – Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras.
Local: Centro de Referência da Mulher – rua Dona Bernardina, 37 – Jd. Arabutan
Organização Regional: Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional – Assessoria de Igualdade Racial – Embu das Artes, Coordenadoria de Igualdade Racial – Itapecerica da Serra, Coordenadoria de Igualdade Racial – Taboão da Serra.
Dia 09/11 – 14h – “Os danos psicossociais causados pelo racismo”
Palestrante: Alessandra Desigant – Socióloga, Coordenadora de Projetos no Instituto Pilar, Facilitadora de Práticas Restaurativas, Pós-Graduada em Infância e Violência Doméstica contra crianças e adolescentes.
Local: Sala do Espaço dos Conselhos –Parque Francisco Rizzo – rua Alberto Giosa, 390
Organização: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Dias 17, 18, 19/11 – Marcha Nacional das Mulheres Negras – Brasília
A Marcha foi idealizada no Tulip Inn Hotel, Salvador (BA), por ocasião do Encontro Paralelo da Sociedade Civil para o Afro XXI: Encontro Ibero Americano do Ano dos Afrodescendentes (16 a 20 de novembro de 2011) e será construída até 18 de novembro de 2015. Trata-se de uma iniciativa de articular as mulheres negras brasileiras. A intenção é aglutinar o máximo de organizações de mulheres negras, assim como outras organizações do Movimento Negro, sem dispensar o apoio de organizações de mulheres e de todo tipo de organização que apoiem a equidade sociorracial e de gênero. Marcharemos em homenagem às nossas ancestrais e em defesa da cidadania plena das mulheres negras brasileiras.
Organização Regional: Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional- Assessorias de Igualdade Racial de Embu das Artes,Itapecerica da Serra e Taboão da Serra.
Dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21/11/2015 – Sessão de Cinema – CEU das Artes – Quintas, às 19hs, Sexta, às 19hs e Sábados, às 12h, 15h e 19h
Organização: Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional – Assessoria de Promoção da Igualdade Racial e Secretaria de Cultura
Local: CEU Jardim do Colégio, rua Ursa Maior, s/nº
Dia 13/11 – 13h30h – “Oficina de Turbante Preta Rainha por Débora Marçal”
Oficineira: Débora Marçal é Co-fundadora da Capulanas – Cia de Arte Negra, coreógrafa e figurinista do Instituto Umoja. É designer e fundadora da marca Preta Rainha que desenvolve bolsas, acessórios, roupas e figurinos a partir do diálogo entre a estética africana, diaspórica, popular entre outras.
Ministra oficinas de tranças, turbantes, danças brasileiras, afro-brasileira e dança negra contemporânea.
Local: Centro de Referência da Mulher, rua Dona Bernardina, 37 – Jd. Arabutan
Organização: Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional – Assessoria de Promoção da Igualdade Racial
Dia 16/11 – 10h30 – Oficina de Contos Africanos – Contação de História no CEU das Artes
Com Jerusa Machado Gomes – É Arte Educadora e Professora de Educação Física, Pós-Graduada em Nutrição Esportiva – Cursando Extensão em Políticas de promoção igualdade Racial na Escola – Unifesp e Infância, Educação e Desenvolvimento Social no Instituto Singularidades. Atualmente, trabalha como Professora Educadora no Sesc Itaquera com atividades socioeducativas e Jussara Machado, Pedagoga, professora aposentada da rede municipal e Arte Educadora.
Organização: Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional – Assessoria de Promoção da Igualdade Racial e Secretaria de Cultura
Local: CEU Jardim do Colégio – rua Ursa Maior, s/nº
Dia 23/11 – 14h – Oficina de Contos Africanos – Contação de História no CEU das Artes
Com Jerusa Machado Gomes e Jussara Machado
Organização: Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional – Assessoria de Promoção da Igualdade Racial e Secretaria de Cultura
Local: CEU Jardim do Colégio, rua Ursa Maior, s/nº
Dias 20, 21 e 22/11 – II Águas de Embu das Artes e Feira Afro e de Povos Tradicionais – Parque Francisco Rizzo
Dia 20/11 – a partir das 10h – Abertura com a II Águas de Embu das Artes com Reverência ao Sagrado, Roda e Cantigas Tradicionais Africanas e Samba de Roda
Local: Parque Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 320
Organização: Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Embu das Artes e Apoio de várias secretarias
Dias 21 e 22/11 – 10h – Abertura da Exposição e I Feira Afro Tradicional com produtos africanos, arte e artesanato; apresentações culturais e comidas tradicionais africanas
Local: Parque Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 320
Organização: Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Embu das Artes e Apoio de várias secretarias
Dia 22/11 – 14h – Roda de Conversa “Pós Marcha das Mulheres Negras” e Oficina de Turbante Preta Rainha por Débora Marçal”
Local: Parque Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 320
Organização: Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional – Assessoria de Promoção da Igualdade Racial