Morador Embuense contaminado pela Febre Amarela em MG falece em SP

22/02/2018 - 11:15
Morador Embuense contaminado pela Febre Amarela em MG falece em SP
Acessibilidade

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes confirma a morte por febre amarela de um morador da região de Itatuba. O caminhoneiro de 34 anos não tinha tomado a vacina e faleceu no dia 11 de fevereiro, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, depois ter passado por dois hospitais de Cotia. Nas últimas duas semanas antes de apresentar os sintomas, ele percorreu a Grande São Paulo, São Lourenço, Juquitiba, Guarujá, Itanhaém e Guararema.

A Secretaria de Saúde de Embu das Artes fechou 16 quarteirões ao entorno da residência do morador para que no próximo sábado, 24/2, seja feito o serviço de bloqueio (visita nas casas, a fim de orientar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da doença) e também vacinar os moradores que ainda não tomaram a dose, e reforça a importância da vacinação, e a população pode ficar tranquila, já que não aconteceu nenhum caso registrado em nosso munícipio.

A Prefeitura Municipal de Embu das Artes reforça o pedido para que toda a população embunse vacine-se e confirma que ao dia 24 de Fevereiro, todas as 16 Unidades Básicas de Saúde de Embu das Artes estarão abertas das 9 às 15h, para intensificar a vacinação contra a febre amarela. Devem tomar a dose toda a população a partir de 9 meses de idade*, que trabalha ou mora na cidade.

É necessário apresentar documentos que comprovem a residência (conta de água ou luz, Cartão Cidadão Embuense ou o cartão de matrícula do posto) ou o local de trabalho na cidade (Carteira de Trabalho ou Declaração da empresa). A vacina estará disponível durante a ação Prefeito no seu bairro, também no sábado, 24/2, a partir das 9h, no Jardim Flórida (rua Flor do Campo).

Até o momento, foram imunizadas mais de 200 mil pessoas, entre moradores e trabalhadores da cidade. A campanha continua em todas as unidades básicas de saúde. No próximo sábado, 24/2, a campanha será intensificada nas 16 UBSs, das 9 às 15h, e também no Jardim Flórida, a partir das 9h, na rua Flor do Campo, dentro da ação Prefeito no seu bairro.

* Não pode tomar a dose: gestantes, pacientes que tomam imunossupressores, pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia, pacientes que fazem diálise e hemodiálise, soro positivo HIV (pode tomar a vacina se apresentar relatório do especialista que o acompanha), pacientes que receberam alta nos últimos dois anos de tratamento contra o câncer (podem tomar apresentando a carta do oncologista), portadores de artrite reumatoide, lúpus, doenças neurológicas graves (paciente com crise convulsiva sem controle).

 

 

----
Compartilhe nas redes sociais