Mostra conta a história do Dia do Trabalhador

28/04/2009 - 0:00
Mostra conta a história do Dia do Trabalhador
Acessibilidade

A luta dos trabalhadores, a relação de trabalho e seu fortalecimento, a participação do cidadão são temas da exposição A Luta dos Trabalhadores e os Movimentos Sociais no Brasil e no Embu, que traça o caminho percorrido por trabalhadores no País e no exterior para a conquista dos mais importantes direitos trabalhistas. Nas 150 fotos estão registrados muitos dos momentos históricos que incentivaram a criação do dia comemorado no 1º de maio em todo o mundo, uma história que começou em 1886, quando trabalhadores decretaram a greve geral em Chicago, EUA. O fato inspirou a criação do Dia Mundial do Trabalho três anos depois, durante o Congresso Socialista realizado em Paris, França.

Em Chicago, muitos operários morreram em razão da repressão ao movimento em que reivindicavam condições mais humanas de trabalho e redução da jornada de 13 para 8 horas diárias. No Brasil a primeira comemoração do 1º de maio ocorreu em Santos, SP, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos. A data foi consolidada como Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Arthur Bernardes baixou um decreto instituindo o dia como feriado nacional.

Desde essa época, vêm sendo realizados comícios, passeatas, festas comemorativas, shows, desfiles e apresentações teatrais no dia 1º de maio.

A mostra em Embu das Artes será apresentada no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, tel.: (11) 4781-4462) de 2 a 22 de maio, das 9 às 18 horas. É uma realização da Prefeitura de Embu das Artes, por meio de sua Secretaria de Cultura, e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

No dia 1º de maio, a exposição A Luta dos Trabalhadores e os Movimentos Sociais no Brasil e no Embu será apresentada no programa Cidadania em Ação, no Jardim Santo Eduardo.

----
Compartilhe nas redes sociais