Mostra de Dança atrai mais de 1.500 pessoas

01/12/2015 - 0:00
Mostra de Dança atrai mais de 1.500 pessoas

A forte chuva do sábado, 28/11, não impediu que mais de 1.500 pessoas assistissem a 13ª Mostra de Dança do Programa Esporte Cidadão, dia 28/11, no Ginásio Hermínio Espósito. Hip Hop, balé clássico, dança contemporânea, jazz, dança do ventre, street dance dentre outros estilos puderam ser apreciados por familiares e amigos dos mais de 350 alunos dos cursos oferecidos pelo programa em vários pontos da cidade.

Ao todo, foram 23 coreografias com crianças, adolescentes e adultos. Pela primeira vez, a mostra contou com um palco especialmente montado para o evento, com linóleo (revestimento para piso levemente emborrachado usado em apresentações de dança), luzes e efeitos especiais, que abrilhantaram ainda mais as apresentações.

“Esse evento tem por intuito sensibilizar a todos para a questão da dança, que é uma atividade para todos. Queremos ver ainda mais gente participando do projeto em cada um dos núcleos esportivos”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Oliveira.

Vera Reina Andrade, 45, moradora do Jd. Pinheirinho, se apresentou pela primeira vez com o grupo de dança do ventre. Ela faz aulas há um ano no ginásio Hermínio Espósito e estava bastante ansiosa com a primeira vez no palco: “Sempre quis fazer dança do ventre. Quando descobri que tinha aqui pertinho de casa, me empolguei! E olha só, vou dançar pra um monte de gente”, contou eufórica.
Por outro lado, Talita Gaia, 15, estava tranquila. Vestida de palhacinha, estava fazendo um aquecimento com as colegas do Studio Artes do Corpo, e se disse tranquila: “Já participei de outros festivais e mostras de dança, já nem fico nervosa mais”.

“Herdamos um legado com essa mostra e estamos melhorando ano a ano. Pra mim, hoje está sendo a realização de um sonho”, disse a professora e uma das coordenadora do evento, Cláudia Rosa.

Com a doação para a campanha Natal sem Fome, foram arrecadados 200 litros de óleo que serão utilizados na composição de cestas básicas para 1.170 famílias atendidas pelo Banco de Alimentos do município.

Foram quase três horas de pura magia, charme e alegria. As apresentações eram muito aplaudidas e ovacionadas pelo público. O vereador João Leite acompanhou as apresentações na tribuna de honra junto ao secretário da pasta.

Esporte para todos

Em 2009, o prefeito Prefeito criou o programa Esporte Cidadão, um dos projetos mais democráticos que a cidade já teve na área do esporte: o Esporte Cidadão. São 29 modalidades, em 25 núcleos de esporte espalhados pelo município. O projeto oferece desde a recreação e iniciação desportiva até o esporte de rendimento. Participam crianças (a partir de 6 anos), adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Há modalidades tradicionais como atletismo, capoeira, futebol, basquete e vôlei. Para quem gosta de esportes diferenciado, pode experimentar o badminton, o tênis e a esgrima. As lutas também são muito procuradas como boxe, caratê, taekwondo e kickboxing, tudo pensado como política pública de inclusão social, educação e cidadania.