O governo federal cortou os recursos do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) em Embu das Artes, notificando a impossibilidade da continuidade do programa à Prefeitura somente em maio deste ano.
A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Educação, assumiu o compromisso com os educadores e alunos de dar continuidade ao programa para superar os índices de analfabetismo do município e a baixa escolaridade da população como um todo.
O objetivo é assegurar a todos os jovens e adultos o direito à escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabetismo, incluindo-os no campo dos direitos e da dignidade humana. O governo cumpre o compromisso assumido na efetivação do pagamento das bolsas aos educadores e na ampliação dos núcleos de atendimento.
O município atualmente conta com 16 educadores sociais, distribuídos nos 14 núcleos do Mova, atendendo a mais de 300 estudantes dos bairros: Vista Alegre, Parque Jane, Jardim Dom José, Jardim Taima, Jardim da Luz, Jardim Pinheirinho, Jardim Silvia, Jardim Santa Luzia, Jardim Tomé, Jardim Embuarama, Parque Pirajuçara, Jardim do Colégio, Jardim dos Moraes, Jardim São Marcos, Jardim Magali, Jardim Valo Verde, Jardim Casa Branca, Jardim Vazame, Jardim São Vicente, Jardim Santa Tereza e Jardim Santa Rosa.