Mulheres reúnem-se para cuidar de si e de seus direitos

Mulheres reúnem-se para cuidar de si e de seus direitos
Acessibilidade

Elas vão chegando, sentando-se e conversando em pares. A maioria faz parte do grupo da terceira idade da Igreja Católica Paróquia São Vicente, mas também tem mulheres mais jovens e até meninas. Todas foram participar da palestra Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher, promovida pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, através do Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos (CRM), como parte da 8ª Semana da Mulher Embu das Artes. Uma programação especial até 14 de março marcará o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Uma caminhada dia 14, a partir das 13h, envolvendo mulheres de todo o município encerrará a Semana da Mulher. A saída será da frente do CRM (Rua Nossa Senhora do Rosário, 424 – Centro) e atividades que prosseguem no Auditório da Prefeitura.

Encontros parecidos já foram feitos nos Jardins do Colégio, São Vicente e do Castilho e também acontecerão em outras seis localidades sempre com o intuito de reunir as mulheres do bairro, conversar e trocar idéias sobre a sua condição na sociedade. Os temas – Autonomia e Valorização da Mulher e Lei Maria da Penha – são abordados por uma psicóloga e assistentes sociais do CRM. "Normalmente são mulheres muito sofridas, com baixa auto-estima e sem perspectiva de mudança", adverte Marisa Araújo Silva, assistente social e coordenadora do CRM, ao analisar os exemplos de mulheres que expressariam uma "mulher valorizada" escolhidas pelas participantes da oficina realizada na Associação dos Moradores do Jardim do Colégio. Em revistas, elas elegem artistas e modelos, como Ivete Sangalo, Fernanda Lima, ou ainda, um casal apaixonado e feliz, e uma mulher de corpo escultural como exemplos de sucesso.

Para Marisa Araújo, "a mídia e seu modelo de sociedade fictício, onde todo mundo é belo, feliz e rico, tem um papel muito forte na definição da vida dessas mulheres". Segundo ela, "toda mulher deve e pode encontrar o seu valor, seja qual for a condição em que vive". A coordenadora do CRM lembra que a construção do movimento de mulheres é "uma construção de formiguinha", "porque ainda hoje a mulher não acha importante cuidar dela, tudo é mais urgente e importante, como a limpeza da casa, os cuidados com os filhos, cozinhar para o marido".

Com o tema Avanços e Desafios da Mulher de Embu, as atividades são realizadas em diversos bairros do município. O objetivo também é divulgar a Lei Maria da Penha, que estabeleceu tanto a tipificação dos crimes de violência contra a mulher, quanto os procedimentos judiciais e da autoridade policial. A lei também altera o Código Penal e possibilita a prisão em flagrante dos agressores ou sua prisão preventiva. Segundo a nova lei, a violência doméstica é encarada como violação dos direitos humanos.

No período, a Secretaria de Saúde vai intensificar a Coleta de Papanicolaou em todas as unidades de saúde, dando continuidade ao Programa de Prevenção de Câncer de Colo de Útero. Em 2005,o câncer de colo uterino foi a primeira causa de óbito de mulheres em idade fértil, em relação a outras neoplasias no município de Embu, por isso, é importante que toda população feminina realize o exame preventivo pelo menos uma vez ao ano.

Confira a programação:

7/03 – 13 às 17h – Stand na Praça – Largo 21 de Abril
– Divulgação do CRM
– Medição de Pressão
– Vacinação

7/3 – 18h – Centro de Referência da Juventude
Rua Rebolo Gonzales, 185 – Cercado Grande
Mostra de filmes

8/03 – das 10 às 12h
Atividade de Divulgação do CRM nas regiões de Orçamento Participativo

8/03 – 15h – Abertura da exposição "Mulheres de várias culturas", aberta ao público de 8 a 16/03
Centro Cultural – Sala Josefina Azteca

10/03 – 10h – Associação Amigos de Bairro Jd. São Marcos
Estrada dos Moraes, 5 A – Jd. São Marcos
Tema: Lei Maria da Penha

10/03 – 15h – Associação Amigos de Bairro Jd. Nova República
Rua Sucuri, s/n – Jd. Nova República (ao lado do piscinão)
Tema: Lei Maria da Penha

11/03 – 10h – Igreja Assembléia de Deus Rua da Grécia, 07 – Jd. Capuava
Tema: Lei Maria da Penha

11/03 – 15h – Asmoreji
Rua: Jaçanã, 365 – Jd. Fabiana
Oficina de Bijuteria

12/03 – 10h – Igreja Católica – Jd. Santo Antonio
Tema: Lei Maria da Penha

12/03 – 15h – Sab’s – Jd. Júlia Rua Florença, 112 – Jd. Júlia
Tema: Lei Maria da Penha

13/03 – 15h – Crisálidas
Rua Previdência, 280. – Jd. Santa Tereza
Tema: Lei Maria da Penha

14/03 – Encerramento da 8ª Semana da Mulher " Avanços e Desafios da Mulher em Embu"
– 13h – Concentração para a caminhada em frente ao Centro de Referência da Mulher (Rua Nossa Senhora do Rosário, 424 – Centro)
– 14h30 – Abertura
– 15h – Painel de Exposição: Avanços e Desafios da Mulher em Embu
– 15h20 – Depoimentos
– 15h40 – Apresentação Cultural
– 16h10 – Encerramento

----
Compartilhe nas redes sociais