No Dia do Artesão, Embu inaugura Centro de Expositor e lança selo

26/03/2009 - 0:00
No Dia do Artesão, Embu inaugura Centro de Expositor e lança selo
Acessibilidade

Com no mínimo 5 mil visitantes e pico de até 30 mil pessoas nos fins de semana, a Feira de Embu das Artes, cidade de 250 mil habitantes, é uma tradição. Por suas características, no Dia do Artesão, 18/3, a Prefeitura presenteou os 462 expositores da Feira de Artes com uma sede só para eles. Foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Expositor (Caex), no Largo 21 de Abril, 139.

O evento contou com a apresentação do Mulungu, com direção de Carlos Caçapava (músico, artesão e expositor de instrumentos de percussão), que fez o público dançar na praça. Foi também na praça, em frente ao Caex, que o secretário de Turismo, José (Ronaldo) Aparecido, enfatizou a importância do evento, da nova sede e do selo comemorativo. “Além de um lugar necessário, o centro mostra o reconhecimento da Prefeitura pelo trabalho dos artesãos e artistas na cidade, que são prestigiados”.

O Caex, decorado com bonitos móveis da Associação de Moveleiros do Embu e tendo obras de artistas locais nos ambientes, em consignação, dispõe de sala de reunião, sala da administração, banheiros e copa-cozinha. Os expositores que usavam antes o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que funciona no mesmo prédio, para assinar lista de presença e tratar de outros assuntos com a administração da feira – muitas vezes tumultuando a entrada do CAT, e prejudicando o atendimento ao turista –, agora  farão isso no Caex. O novo Centro funcionará somente nos fins de semana e feriados, das 9 às 18 horas, com entrada independente e mais comodidade.

Também foi montada, com orientação da Secretaria da saúde do município, uma sala, com maca e lavatório padrão, para receber pessoas que precisam ser encaminhadas para atendimento médico. Está aberta a expositores e visitantes da feira. Uma enfermeira medirá a pressão e acomodará a pessoa, enquanto ela aguarda ser encaminhada para atendimento. O Caex é equipado de rampa para cadeirantes.

Outra novidade: o selo comemorativo

No Dia do Artesão também foi lançado o selo comemorativo, distribuído entre os expositores. Todos receberam da Secretaria de Turismo uma remessa de selos para fixar nas embalagens dos produtos comercializados na Feira das Artes. A criação do selo é vista como uma valorização dos artesãos e artistas, imprimindo mais valor ao seu ofício, ao mesmo tempo em que divulga a cidade. 

O Centro de Atendimento ao Turismo está melhor e mais eficiente

O Caex tem entrada principal isolada, mas tem ligação interna com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que passou por reforma. Agora está totalmente disponível para o turista e oferece mais um serviço. No CAT foi instalado, e funciona em período experimental, um painel eletrônico com todas as informações sobre a cidade para consulta on-line. Num simples toque, o turista procura a atração, vê a localização e acesso no mapa e consulta as informações iniciais sobre o que vai visitar.

Tanto moradores quanto turistas podem colaborar para o aperfeiçoamento do serviço, fazendo a sua sugestão de roteiro – gastronômico, cultural, de lazer… – na cidade para ser incluído no painel. O CAT também dispõe de folheteria para turistas e expositores. Funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.

Outras informações sobre Caex e CAT pelos telefones: 4704-6565 e 4781-5971.

----
Compartilhe nas redes sociais