Outubro Rosa intensifica prevenção do ‘câncer de mama e de colo do útero’ com várias ações

30/09/2021 - 13:44
Outubro Rosa intensifica prevenção do 'câncer de mama e de colo do útero' com várias ações

O “Outubro Rosa” é uma campanha criada para promover a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Com essa finalidade, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará a conscientização, o diagnóstico precoce e a busca para a redução da mortalidade desses tipos de câncer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município durante o mês de outubro, além de programar uma série de atividades.

Haverá um evento cultural no dia 15/10, a partir das 19h, com apresentações da Banda Municipal, de balé solo e do Grupo Serenata do Amor no Centro Cultural Mestre de Assis do Embu.

O “Dia D” das ações nas UBSs ocorrerá no dia 16/10, quando serão disponibilizadas às mulheres a coleta de colpocitologia oncótica, consultas multiprofissionais voltadas a saúde da mulher, rodas de conversa, atividades educativas, práticas integrativas e complementares, dia da beleza, entre outras ações.

Para mobilizar a comunidade e conscientizar a população feminina, acontecerá no dia 23/10, às 8h30, uma caminhada que partirá do Centro Histórico da cidade, próximo ao coreto, e que terá como destino o Parque Francisco Rizzo, onde serão disponibilizados às mulheres os seguintes serviços: orientação nutricional, direito das mulheres (em parceria com a Secretaria da Mulher), saúde da mulher (com equipe multiprofissional), cuidados voltados à beleza e apresentação de dança.

Outra inciativa importante da Secretaria Municipal de Saúde é a arrecadação de “lenços para cabelo” e de “absorventes”. Os lenços serão encaminhados a hospitais e oferecidos às mulheres atendidas que sofrem queda de cabelo por causa do tratamento quimioterápico contra o câncer. Já os absorventes deverão ser distribuídos à população feminina em situação de vulnerabilidade social.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Outubro Rosa – Campanha de preveção do câncer de mama e de colo do útero
Quando: Durante o mês de outubro
Onde: Nas UBSs – CLIQUE AQUI PARA VER ENDEREÇOS

Eventos:

– Cultural – 15/10, a partir das 19h: apresentações da Banda Municipal, balé solo e Grupo Serenata do Amor no Centro Cultural Mestre de Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro)

– Dia D – 16/10, das 8h às 17h: atividades nas UBSs como coleta de colpocitologia oncótica, consultas, rodas de conversa, atividades educativas, beleza etc.

– Caminhada  23/10, às 8h30: partindo do Centro Histórico (coreto do Largo 21 de Abril) até o Parque Francisco Rizzo

Atividades – 23/10, a partir das 8h30: orientação nutricional, direito, saúde, cuidados com a beleza e apresentação de dança no Parque Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 390)

Arrecadação de “lenços para cabelo” e de “absorventes” nos seguintes locais:

– Unidades Básicas de Saúde –  CLIQUE AQUI PARA VER ENDEREÇOS

– Polos de vacinaçãoDrive-Thru do Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua rua Alberto Giosa, 390, Quinhaú); Estádio Hermínio Espósito (Alameda Fernando Batista Medina, 120 – Centro); UBS Independência (Estr. de Constantinopla, 1.200) e Ginásio Dom José (Rua Lorena, s/nº – Jd. Dom José). Dias e Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 18h30, inclusive feriados

– Sede da Prefeitura de Embu das Artes (Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro) das 8h30 às 16h

*Programação atualizada às 18h08 do dia 05/10