Pensando em ações preventivas de segurança nas escolas, a Guarda Civil de Embu das Artes (GCM), desde outubro de 2018, implantou o departamento de Patrulha Escolar, que é o patrulhamento comunitário escolar nas 130 unidades espalhadas no município.
O projeto da GCM visa combater efetivamente a crescente violência em ambientes escolares promovendo segurança aos estudantes e profissionais.
A Patrulha Escolar foi criada com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho de segurança desenvolvido nas escolas do Município, com uma visão mais social, humanitária e preventiva, buscando soluções práticas para os mais diversos desafios envolvendo a segurança no ambiente escolar. Das 130 escolas, 52 são municipais, 41 estaduais, 40 particulares ou conveniadas.
De acordo com o secretário de Segurança Municipal, Denis Viana, “a ronda é feita de uma forma diferenciada, integrada com a Secretaria de Educação, atendendo as ocorrências de forma bem peculiar. Nossa responsabilidade é com as escolas municipais, mas auxiliamos também as demais escolas. É uma ronda no entorno, no viário municipal onde se encontra a unidade”, destacou.
Na prática, a Patrulha Escolar é formada por quatro equipes de patrulhamento, em dois períodos: das 6 às 15h e das 15 à meia noite. O patrulheiro que atua nesse departamento é capacitado pelo Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Gepad), para melhor atender a população principalmente dentro das escolas com diálogos abertos com os professores, diretores e alunos.
Os relatórios com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Municipal apontam que de outubro/2018 a fevereiro/2019, a Patrulha Escolar já realizou 1.368 visitas apenas nas escolas municipais, além das estaduais e conveniadas.