O Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) realizou no dia 6 de fevereiro, durante todo o dia, Plenária das Câmaras Técnicas (CTs), no Centro Cultural Wurth, em Cotia. O encontro reuniu os prefeitos das oito cidades, coordenadores e técnicos das prefeituras, além de representantes dos subprefeitos de Butantã, Campo Limpo, M’Boi Mirim e Parelheiros. O presidente do Conisud, prefeito Prefeito, de Embu das Artes, acompanhou todos os trabalhos.
"Fizemos um balanço do ano que passou e traçarmos o planejamento para 2014, definindo as prioridades de ação para nossa região, com uma agenda propositiva, com encaminhamentos práticos e ações concretas para cada uma das oito áreas: Saúde, Educação, Esportes e Cultura, Meio Ambiente, Saneamento e Resíduos Sólidos, Habitação, Transporte, Segurança e Desenvolvimento Socioeconômico", explicou Prefeito. Segundo ele, os participantes das CTs "estão de parabéns", porque realizaram um excelente trabalho de diagnóstico e estudos para encontrar soluções para os principais problemas dessas áreas.
A plenária tratou de temas e conquistas das Câmaras Técnicas, como plano de mobilidade urbana einstalação de abrigos de ônibus pela EMTU, e a implantação da integração tarifária com a EMTU e o retorno no km 276,7, e outras intervenções (marginais e plano de macrodrenagem) que está sendo debatido com a concessionária Autopista Régis Bittencourt. Na terça-feira, 11/2, a CT de Transporte e Mobilidade Urbana acompanha o presidente do Conisud em reunião com a diretoria da EMTU para definir o calendário para implantação do plano de mobilidade para o setor.
Na saúde, as definições de cronograma ficaram por conta das negociações com o Governo do Estado sobre a instalação do Laboratório Regional – exames laboratoriais, municipalização do laboratório de Itapecerica, e a ampliação do teto financeiro em projeto a ser enviado ao Ministério da Saúde. Ainda na Saúde, outro tema em debate foi a definição de mais leitos na rede urgência e emergência e o pacto regional na assistência farmacêutica, entre outras.
Nas áreas de meio ambiente e resíduos sólidos, os encaminhamentos são no âmbito da aprovação de revisão da lei específica da Bacia do Guarapiranga e construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e Plano Regional de Resíduos Sólidos. Este ano termina o prazo dado pelo Governo Federal para que os municípios façam seus planos com metas e cronogramas de deposição dos resíduos sólidos.
Durante a reunião, o tema Desenvolvimento Socioeconômico passou a ser diretriz do consórcio, juntamente com gestão participativa, e foram criadas as Câmaras Técnicas de Turismo e a Câmara Técnica de Assistência Social.