Toda sexta-feira os moradores de rua atendidos no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e Abrigo Institucional, recebem atendimento em grupo no equipamento. A ação visa o fortalecimento dos vínculos, desenvolvimento de sociabilidades, troca de experiências e a construção, com apoio coletivo, de novos projetos de vida.
Na ocasião, também acontecem as assembleias – espaço para a participação coletiva nas decisões das rotinas, regras e atividades do Centro POP. Neste espaço, também são eleitas comissões temporárias compostas por usuários e trabalhadores, para solucionar problemas e questões diversas do equipamento, incentivando o protagonismo da população em situação de rua em seu atendimento.
No dia 6/7 as discussões giraram em torno da conservação do espaço e do planejamento de uma atividade externa, onde foi escolhida mais uma comissão temporária, eleita pelos usuários com a tarefa de levantar as necessidades e apresenta-las na próxima assembleia.
Dessa forma, o governo municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Social garantem a participação da população em situação de rua nas politicas públicas.
O Centro POP oferece higienização, alimentação, regularização de documentos, contato com as famílias, qualificação profissional, encaminhamento para entrevistas de emprego e assessoria jurídica, atendimento psicossocial e disponibiliza o albergue.
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop)
Av. Esco, 607 – Jardim Magali
Tel. (11) 4203 4366
Colaborou Jessely Cardoso – estagiária