Prefeito entrega creche do Jardim Santo Eduardo à população

10/02/2014 - 0:00
Prefeito entrega creche do Jardim Santo Eduardo à população
Acessibilidade

Na manhã de sábado, 8/2, os moradores da cidade puderam conferir de perto, todos os detalhes da primeira das dez creches que serão entregues até o final do governo Prefeito. A creche Jeanete Beauchamp, no Jardim Santo Eduardo, foi inaugurada com a participação de mães e crianças do bairro, lideranças políticas e religiosas.

A qualidade e a infraestrutura do local foram os detalhes que mais chamaram a atenção. O prefeito Prefeito deixou claro a importância de entregar uma obra do tipo em ano de copa do mundo, e lembrou: “Temos o desafio de fazer um ajuste no olhar, pois a Copa do Mundo não é feita apenas de campos. Assim como em outros países que sediaram o evento teremos avanços e contratempos. Mas é preciso valorizar o que tem sido feito em nosso país, pois não se constrói uma nação sem autoestima”.

Segundo o prefeito, a nova creche é um empreendimento inovador: “Toda a infraestrututura do prédio foi criada sob um olhar pedagógico. A arquitetura e os espaços foram pensados para suprir as necessidades de todos os estudantes que aqui serão atendidos. Até 2016, 6 mil novas creches como esta serão construídas no Brasil, dez só aqui na cidade”.

O aumento do número de vagas em período integral nos últimos quatro anos também foi lembrado pelo prefeito: “Desde que eu e o Natinha assumimos, mais de 1.600 novas vagas foram criadas em período integral. O que representa um aumento de mais de 300%. A partir das novas entregas mais 2.300 vagas serão criadas, além das vagas provenientes de convênios firmados entre o governo e a comunidade”, afirmou.

A Creche Municipal, construída no modelo Proinfância, com recursos do Governo Federal, conta com berçários em período integral, espaço para soneca, mobiliário e espaços adaptados para crianças, solários individualizados por salas, brinquedos de fácil higienização, sala de informática, anfiteatro e muito mais. E leva o nome de uma das grandes incentivadoras da educação no município, a ex-secretária municipal de Educação, Profª Jeanete Beauchamp, que posteriormente se tornaria diretora do Departamento de Estudos, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo do Ministério da Educação (MEC).

Lucas Cavalcante e Elisângela Alves, pais da pequena Yasmin, 2, aprovaram a iniciativa: “Ela estuda há um ano no espaço da Igreja, a educação é muito boa mas, agora, terá um espaço especial, feito para ela”, disse Lucas. “A creche é bem mais próxima da nossa casa, vai ajudar bastante”, completou Elisângela.

A entrega do novo equipamento contou com a presença de membros da família Beauchamp, autoridades como o vice-prefeito Natinha, os deputados Prefeito e Carlos Zarattini, do presidente da Câmara Municipal Doda Pinheiro, da secretária adjunta de Educação de Osasco Rosimary Mendes de Matos, Lydia Bechara e dos vereadores João Leite, Dra. Bete, Gilson Oliveira, Gilvan da Saúde, Pedro Valdir, Clidão do Táxi, Jefferson Siqueira, Edvânio Mendes, Ney Santos, Luis do Depósito, Jabá e Júlio Campanha.

Missão cumprida

Jeanete Beauchamp, filha de Salim e Dália Beauchamp, nasceu em Tarumã, São Paulo. A mais nova de 5 irmãos, dedicou a vida ao ensino e à luta pela educação igualitária. Jane, como era conhecida, exerceu a educação em diversas instâncias como professora, coordenadora, organizadora de documentos sociais, secretária de educação, em Mauá (1997-2000) e Embu das Artes (2001 -2003), e organizadora de várias ações no Ministério da Educação.

Sua trajetória profissional foi marcada pela seriedade e pelo comprometimento com as ações que desenvolvia. Vítima de um câncer, Jeanete, faleceu em 2009, mas deixou resquícios de um trabalho que não será esquecido e que, segundo as irmãs Ivone e Maria Helena Beauchamp, é muito bem representado pela nova escola: “Esse projeto vem de encontro à perspectiva de educação de qualidade para todos, que a Jane sempre sonhou. É uma creche de primeiro mundo. Estamos muito honrados pela homenagem. Como a própria Jane dizia, dar o nome de um educador para uma escola é homenagear todos os educadores”, disse Maria Helena.

“Estou muito emocionada. Jane sempre batalhou pela educação, tinha como filhos todas as crianças deste país. Lutou pela educação igualitária de forma muito intensa, lembrou Ivone.

----
Compartilhe nas redes sociais