Portadora de paralisia infantil de nascença, Gabriela dos Santos Valentim, 22 anos, foi uma das primeiras pessoas a entrar na sala de fisioterapia da Unidade de Saúde do Jardim Independência, logo após o prefeito Prefeito descerrar a placa de inauguração na manhã do sábado, 11 de outubro. Entusiasmado, o próprio prefeito mostrava a jovem os equipamentos que a moradora do Jardim Santa Emília passará a utilizar a partir da segunda-feira, 13, primeiro dia de funcionamento da nova unidade. “Eu já fiz fisioterapia no hospital Darci Vargas, no Pinheirinho, no Vazame e agora poderei fazer aqui”, disse Gabriela satisfeita.
Satisfação, aliás, estampada no sorriso e nas palavras de Prefeito, que ao entregar à população o Centro de Especialidades, construído com recursos da Prefeitura, não pôde conter as lágrimas. No discurso dirigido às centenas de pessoas que foram conhecer o espaço, declarou: “fizemos o possível e o impossível para entregar a vocês esta unidade que não é bonita só no papel, é um lugar feliz, onde as pessoas possam se sentir bem. Quero agradecer a todos por nos possibilitar viver numa feliz cidade, e é isso que estamos fazendo agora”. Essa celebração da vida na inauguração de um espaço dedicado à saúde foi observada pelo prefeito eleito Prefeito, que ressaltou: “nosso prefeito Prefeito não batalhou para construir uma unidade como essa para combater doenças, mas para a valorização da vida”.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Jorge Harada, a unidade entrará em funcionamento com 9.700 usuários transferidos do Centro de Atenção à Saúde da Família do Jd. Casa Branca que somados à população da região do Jd. Independência superará 20 mil pessoas cadastradas. Segundo ele, há clareza de que muito ainda se precisa avançar na qualidade da atenção à saúde, mas a nova unidade que conta com atendimento odontológico, fisioterapia, terapia ocupacional, e núcleo de apoio à saúde da família e em breve terá pediatria já representa um grande passo. Harada enfatizou que o espaço amplo, arejado, bem distribuído, privilegia o atendimento humanizado e valoriza as pessoas.
Encantamento
Vacinação, auditório para palestras, equipamentos modernos, atendimento informatizado. Tudo parecia encantar os visitantes. “Só Deus, gente!”, exclamou admirada com o que via dona Olga Ferreira dos Santos, 67 anos, há 36 residindo no Independência. “Segunda-feira estarei aqui”, disse ela, para continuar a fisioterapia antes feita no Hospital Geral Pirajussara (HGP) para combater os efeitos da osteoporose que a faz andar com dificuldades. O mesmo fará Anita Pereira Cardoso, 54 anos, moradora do Jd. Vazame há 26, que precisa dos exercícios para combater problemas na coluna, e Iolanda Selma Carvalho dos Santos, de 44 anos. Vítima de um derrame, ela também deixará de ir ao HGP para fazer fisioterapia.
Para a gerente da unidade, Lucimeire Brockveld, o desafio de atender com eficiência a demanda local será superado por contar “com uma equipe técnica, competente, que trabalha de forma ética e moral. “Toda sexta-feira pela manhã há atividades para grupos de diabéticos e hipertensos”, lembrou ela, e não é preciso inscrever-se, basta comparecer.
Com recursos de emendas de deputados da bancada do PT na Câmara, foram entregues também mais três ambulâncias e um carro ambulatório. O novo espaço público recebeu a benção do emérito bispo diocesano de Campo Limpo, Dom Emilio Pignoli.
O deputado federal João Paulo Cunha, autor da primeira emenda parlamentar que destinou recursos para a canalização do córrego do Jd. Independência, prestigiou a cerimônia que teve a participação do vice-prefeito eleito Nataniel Carvalho (Natinha), dos atuais vereadores Nelson da Padaria, líder do governo na Câmara, Maria das Graças e Manoel Raymundo, dos reeleitos Prof. Silvino, Gilvan da Saúde, Luiz do Depósito e Arthur Almeida, dos eleitos Didi, Ná, João Leite e Dra. Bete, além de Fernando Proença Gouveia, diretor-presidente do Centro de Estudos João Amorim.