Dez empresas instaladas na cidade de Embu das Artes participaram do evento Empresário Amigo do Esporte, que foi organizado pelo governo municipal. LIBBS, Adidas, Nichibras, Embu S/A, Schincariol, Kanaflex, Sansuy, Decathlon, Indeca e Droga Raia estiveram presentes. O evento também teve a presença do deputado estadual eleito, Prefeito, do vice-prefeito, Nataniel da Silva Carvalho (Natinha), do secretário de Esporte e Lazer, Humberto Panzetti, e da secretária de Comunicação Social, Cristina Santos.
O encontro foi para buscar patrocínio para o projeto Esporte Cidadão, da Secretaria de Esporte e Lazer, através da Lei do Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2006) criada pelo governo federal. A Lei oferece a oportunidade a empresas e pessoas físicas de apoiar o esporte e ainda associar sua marca, seu nome, produto ou serviço ao projeto que patrocina, além de promover a inclusão social na cidade em que está instalada. Estas empresas foram escolhidas porque estão enquadradas no lucro real e atendem os requisitos da Lei.
“Agradeço a presença de vocês e isso demonstra o interesse em apoiar projetos sociais como este. O nosso objetivo é preparar nossos jovens para serem atletas e bons cidadãos para contribuir com o Brasil na Copa do Mundo de 2014 e, principalmente nas Olimpíadas de 2016.” – disse o prefeito Prefeito. O prefeito também argumentou que durante os próximos seis anos, a área do esporte será o centro das atenções e estará sempre presente na grande mídia. Prefeito destacou que o município é o único do país a oferecer gratuitamente através do Esporte cidadão a modalidade de esgrima e esgrima para cadeirantes.
Depois da apresentação do prefeito, o secretário Humberto Panzetti detalhou a Lei do Incentivo ao esporte – a qual fez parte da sua elaboração -, como a empresa pode contribuir, as regras, discorreu sobre o Esporte Cidadão, projeto pelo qual as empresas podem vincular suas marcas, e tirou as dúvidas dos potenciais apoiadores. De acordo com o secretário, Embu das Artes está se preparando para se tornar uma cidade olímpica. “Temos o anseio de ter uma cidade olímpica em Embu, um dos requisitos para que isto aconteça é que a cidade possua 28 modalidades olímpicas e paraolímpicas e nós já estamos nos preparando para isto” – contou Panzetti. Ele também adiantou que a intenção do Esporte Cidadão não é somente formar atletas, mas cidadãos responsáveis, sem estabelecer vencedores e perdedores.
As empresas saíram bastante animadas do evento e vão avaliar juntamente com o departamento jurídico a possibilidade de apoiar o projeto. O prefeito Prefeito colocou à disposição sua equipe para tirar quaisquer tipos de dúvidas que venham a ter. Para se tornar um Empresário Amigo do Esporte não custa nada, basta destinar uma parte do imposto de renda a algum projeto esportivo. No caso de pessoa jurídica, ela deve ser tributada com base no lucro real e pode deduzir até 1% do imposto devido – Esse benefício não compete com outros incentivos fiscais. Já a pessoa física pode deduzir até 6% do imposto devido – esse benefício que concorre com outros incentivos fiscais. Caso tenha interesse em apoiar esse projeto, entre em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer pelo telefone 4785-3458.
Atualmente, o projeto Esporte Cidadão atende gratuitamente 10 mil pessoas, em 30 modalidades, em 32 locais diferentes. Com a ampliação deste programa com a ajuda das empresas por meio da Lei do Incentivo ao Esporte, a Prefeitura pretende atender mais 10.600 moradores, tendo como beneficiários indiretos 90.600 pessoas. O prazo de execução será de 12 meses e o valor total deste projeto é de R$ 2.825.949,92. Por isso, o governo municipal está procurando parceiros para ampliar o atendimento do Esporte Cidadão, que já recebeu nestes dois anos investimento de 4,2 milhões de reais da Prefeitura, sendo 45% dos recursos do governo federal.
Com os demais projetos desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer, mais de 16 mil pessoas são atendidas com atividades esportivas, em 48 locais diferentes.