Empresários que compareceram ao encontro organizado pelo Governo de Embu das Artes, em 19/3, consideraram a iniciativa municipal um ato inédito. Alguns revelaram jamais ter sido convidados para conversar sobre investimentos em uma cidade e admitiram desconhecer as possibilidades permitidas por leis de incentivo, como a Lei Roanet, com previsão de abatimento do valor investido no município no Imposto de Renda.
“Já que vamos gastar do mesmo jeito, melhor que o dinheiro fique no município. Acho válido e com certeza todos aqui estão vendo isso”, declarou Fernando Cabrera, da Trilhos Comércio Material Ferroviário Ltda. Ariovaldo José Queiroz Nabão e Alexandre Rey Silveira, da Fábrica de Ideias Soluções e Displays, também aprovam a parceria entre poder público e iniciativa privada.
“Um encontro assim eu nunca vi. Embu das Artes tem um vigor na gestão pública que admiro muito. Faz uma correta combinação de poder público com a sociedade civil”, declarou a atleta Ana Moser, que fez depoimento sobre as atividades do seu instituto em Embu das Artes. O Instituto Ana Moser, criado há 13 anos, desenvolve esporte/educação para crianças e jovens envolvendo comunidade em parceria com cerca de 20 prefeituras no País. Na cidade, o instituto promove atividades no Ginásio Dom José.
NOVO MODELO ECONÔMICO
“Estamos construindo no Brasil um modelo. Temos a possibilidade de resgatar o conceito de sustentabilidade, de desenvolvimento econômico, com justiça social e preservação ambiental”, disse o prefeito da cidade, Prefeito. “Queremos um modelo diferente da Europa, destruída na revolução industrial, e da China, que cresce a 7% ao ano, mas a que custo, utilizando mão-de-obra escrava e tendo o carvão como base energética. Não queremos esses modelos para o Brasil”, acrescentou.
O prefeito enfatizou ações do setor produtivo da cidade, citando como exemplo a empresa Hines, que já atestou em cartório a preservação de 70 mil m² da área adquirida de 120 mil m², em Itatuba. Outro exemplo é a Bronzeart, que tem área de 120 mil m² no Vista Alegre, da qual destinará 100 mil m² à preservação ambiental. “Estamos provando que desenvolvimento com sustentabilidade é possível”, destacou.
Ivo Farias, diretor e sócio-fundador da Sincoplastic – Embalagens Plásticas Flexíveis, declarou: “O tripé econômico, social e ambiental é muito forte. Nós trabalhamos muito na questão econômica e muitas vezes ficamos presos no nosso espaço. Impossível continuarmos intramuro, deixando de lado políticas sociais”. Ele já participa de projeto municipal. “A dinâmica de Prefeito está levando a cidade para outro cenário. O município tem infraestrutura, precisamos dar sequência ao social”, disse.
O Padre Marcos Mendes, diretor geral da Editora Ave Maria e Creche Ave Maria, destacou a “exemplar parceria” que tem com a prefeitura, que cedeu o terreno onde está a creche, de 1.400 m² de área construída: “A educação para inclusão social começa nos bebês, desde a alimentação adequada a escolhas que a criança aprende a fazer para ser um cidadão confiável”.
COMO PARTICIPAR
Os empresários participantes receberam informações sobre como participar dos projetos, com abatimento no Imposto de Renda, do presidente, Adriano Ferreira, e da diretora de projetos, Leni Rocha, da Connection Live Entertainment – empresa especializada em eventos com incentivos fiscais. A empresa vai assessorar os empresários numa caminhada que começa nas secretarias municipais de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e de Saúde. Todo empresário interessado deverá escolher entre projetos já existentes ou sugerir nova iniciativa em qualquer área, procurando a secretaria do setor. A maior verba para investir é a da Lei Roanet, através da qual o governo disponibiliza 4% do IR. Outros projetos de esporte e ação social permitem 1% do valor do IR recolhido.
Do encontro participaram, entre outros, os secretários municipais Valdir Barbosa (Turismo), Alan Leão (Cultura), Roberta Santos (Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional), Silvino Bonfim (Esportes e Lazer), o ex-jogador de futebol José Roberto e representantes de empresas instaladas no município.