Prefeitura de Embu investe na reorganização do trânsito da cidade

11/06/2005 - 0:00
Prefeitura de Embu investe na reorganização do trânsito da cidade
Acessibilidade

A Divisão de Trânsito e Transportes (Divtran), órgão vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Embu das Artes está reorganizando o trânsito na cidade.  Uma série de melhorias foram implantadas, como lombadas eletrônicas, instalação de mais radares, ampliação da sinalização, substituição dos uniformes dos fiscais e campanhas de educação são algumas das medidas que visam melhorar o tráfego e reduzir o número de acidentes no município.

A sinalização viária (horizontal, vertical e de canalização) vem sendo implantada significativamente desde 2001, com serviços de manutenção periódica. Porém, com o crescimento desordenado da cidade também foram aumentando os problemas na área de trânsito e de transportes. Após estudos e análises dos índices de acidentes e solicitações constantes de moradores e usuários da malha viária do município, ficou constatado que uma simples sinalização não seria o suficiente para resolver o problema da segurança viária, necessitando assim, de equipamentos mais modernos. Para tanto, foram instalados quatro radares na Av. Elias Yasbek e dois na Alameda Fernando Batista Medina. Além disso, há três lombadas eletrônicas em funcionamento: uma na Rua João Batista Medina (antiga Rua Maranhão), em frente à escola Madre Odete de Souza Carvalho (Mosc), outra na Rua Emancipação, em frente à agência da Caixa Econômica Federal e a última na Avenida Rotary (Largo do Jd. Santa Tereza), medida complementada por pintura e repintura de faixas, regulamentação do fluxo de veículos e pedestres, construção de rotatórias e ilhas de refúgios. Para reforçar a organização do trânsito, dois semáforos inteligentes estão localizados na Av. Vereador Jorge de Souza com a Alameda Fernando Batista Medina e outro na Av. Rotary com  a Av. João Paulo I.

Até o momento, com as medidas implantadas, a Divtran conseguiu reduzir o número de atropelamentos e de acidentes. Em maio deste ano, foi implantado parcialmente um projeto de segurança na Av. João Batista Medina (antiga Rua Maranhão), entre o Largo 21 de Abril e Av. Vereador Jorge de Souza (atual Fórum). Neste local foram construídas duas ilhas no ponto de encontro com a Rua São Luís, onde não havia nenhuma sinalização e os pedestres contavam apenas com a sorte na travessia.

Com base em estudos realizados o Divtran constatou-se o crescimento da frota de automóveis na região central da cidade. Para aumentar o número de vagas foi implantado o estacionamento rotativo para veículos particulares por 30 minutos com o pisca alerta acesso e mais um espaço destinado a dez motos, em virtude do número de motoboys que circulam na região. Essa ação, como as demais, é de extrema importância por falta cada vez mais de vagas para o estacionamento em Embu. Também foi criado um trecho exclusivo para carga e descarga com período pré-determiado.

Vale ressaltar ainda que a Divtran entregou novos uniformes aos agentes de trânsito, que agora seguem o padrão dos chamados "marronzinhos", a exemplo de outras cidades como São Paulo e Taboão da Serra. Também foi realizada a contração de mais onze profissionais, aumentando o número de agentes para 16 – em janeiro havia apenas  4. 

Dentre as ações da Divisão de Trânsito e Transportes estão a regularização e implantação do passe escolar – desde de 1º de agosto aproximadamente mil carteirinhas foram emitidas – e a regulamentação do transporte alternativo do município.

----
Compartilhe nas redes sociais