Prefeitura de Embu promove mutirão de vedação de caixas d´água

13/05/2005 - 0:00
Prefeitura de Embu promove mutirão de vedação de caixas d´água

No último dia 7 de maio, a equipe de Controle de Vetores / Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Estância Turística de Embu realizou um mutirão de vedação de caixas d´água nos bairros do Jardim Santo Eduardo, Parque Pirajussara e Jardim Valo Verde. Na ação, que integra o Programa de Combate à Dengue do município, foram atendidas cerca de 120 residências e estabelecimentos comerciais.

De acordo com o Dr. Marcelo Monteiro, médico veterinário coordenador do Programa de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, a caixa d’água ainda continua sendo um dos principais criadouros do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti, no município de Embu.

O primeiro quadrimestre deste ano terminou com uma queda de 40% nos diagnósticos positivos de dengue no Estado de São Paulo, totalizando 1.059 casos, contra 1.758 no mesmo período de 2004. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o município com maior incidência da doença é Olímpia, no interior paulista, seguido por Ribeirão Preto, onde três pessoas apresentaram a versão hemorrágica. A Baixada Santista apesar de apresentar uma queda no número de casos, ainda apresenta índices bastantes altos.

O município de Embu já está a mais de três anos sem casos da doença contraídos em seu território, mas a Divisão de Controle de Vetores / Zoonoses da prefeitura está em estado de alerta diante da verificação de vários criadouros positivos do mosquito transmissor da dengue, principalmente na área do Jardim Santo Eduardo, Santa Tereza e Parque Pirajussara.

O Dr. Marcelo alerta que a luta contra o mosquito precisa ser permanente, e a única maneira de evitar uma epidemia de dengue é não deixar o aedes aegypti nascer e transmitir a doença, que provoca febre, náuseas e vômitos, além de dores de cabeça e no fundo dos olhos. Caso sejam verificados esses sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Informações através do 4785-3540.

Dicas de prevenção:
Mantenha caixas d’água, vasos sanitários e piscinas fechadas e limpas;
Adicione terra ou areia aos pratos e vasos de plantas com água;
Mantenha as lajes e calhas do telhado sempre limpas, com os pontos de saída de água desentupidos;
Adicione água sanitária, ou desinfetante nos ralos e canaletas;
Não deixe recipientes (garrafas, pneus, tambores, bebedouros de animais, etc.) acumularem água.

Tags: