Na terça-feira, 28/4, educadores da rede municipal de ensino de Embu das Artes, participaram da palestra: “Diálogos Curriculares – O currículo Escolar na Perspectiva Lúdica e Musical”, ministrada por Tatiana Ubinha, coordenadora de implantação do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, no Centro Cultural Santo Eduardo.
A apresentação antecedeu a entrega dos certificados do Projeto Musicalização “Palavra Cantada”, formação de 30 horas, realizada em 2014, para 133* professores da rede direta de ensino. O projeto tem como objetivo introduzir a música no currículo escolar por meio de cantigas e brincadeiras que estimulam o estudante a pensar e a se expressar de acordo com sonoridade e o ritmo, servindo de subsídio para a educação infantil.
Somente em 2014, quase 24 mil estudantes de ensino infantil (0 a 5 anos) e fundamental I (6 a 9 anos), foram beneficiados pela formação.
Durante a palestra Tatiana abordou o histórico do currículo escolar no Brasil, o processo criativo e lúdico, a interdisciplinaridade em Embu das Artes, a Lei 11.645/2008 que torna o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena obrigatório nas escolas de Educação Básica do País, e as contribuições da música para o currículo escolar no contexto atual.
Segundo a Educadora Viviane Vieira, da Escola Municipal Jornalista José Ramos, a música é um meio de educar: “Quando eu estava na faculdade um professor sempre falava que a música é única coisa que Freud não explica e, no curso, eu pude vivenciar essa relação da música com nosso intelectual e emocional. Trabalhando a música em sala de aula as crianças conseguem ir além do campo de raciocínio e de produção onde as palavras as levam. O curso veio mostrar que a música transcende o campo das palavras e que ela não é um suporte, é um meio de educar”.
O encontro ainda contou com vivências musicais, apresentadas por estudantes das escolas municipais Valo Verde e Rosa Cirelli, demonstrando a forma como o projeto chega as salas de aula do município.
Também participaram do encontro o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, o vereador João Leite, o gerente de projetos da Editora Melhoramentos, Paulo Favero, e a consultora de projetos, Damaris Silva.
* Matéria atualizada, em 30/4, de acordo com informações repassadas pela Secretaria de Educação.