O Grupo Arte e Movimento da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Embu das Artes realizou na manhã desse domingo, 5/12, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito, a 34ª edição do Batismo e Troca de Graduação de Capoeira. Cerca de 160 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram do evento, que teve a presença do secretário adjunto de Esporte e Lazer, Joel Milagres, e do coordenador geral de Esporte e Lazer, Alex Macedo.
“A capoeira já é tradição no nosso município e vem crescendo a cada dia. A modalidade vem conseguindo resultados importantes nos últimos anos, trazendo medalhas nos Jogos Abertos do Interior e Regionais” – disse Joel. Após a cerimônia oficial de abertura, os capoeiristas fizeram aquecimento e depois, a tradicional roda de capoeira, onde duas pessoas jogam e as demais cantam e tocam berimbau as músicas relacionadas a modalidade.
Quando uma pessoa passa a praticar capoeira, ela necessita ser batizada, que é uma apresentação do novo capoeirista aos demais. Neste momento, a pessoa recebe o seu primeiro cordão. Já a graduação, é a troca de cordão, como se fosse uma mudança de nível. Quando o capoeirista atinge o cordão branco, ele passa a ser um Mestre da capoeira.